Santos começa bem, se cansa no 2° tempo e é goleado pela raposa

27 de mai. de 2008

Santos começa bem, se cansa no 2° tempo e é goleado pela raposa no Brasileirão.
Santos até começa bem porém, cansaço e substituição equivocada de Leão levam equipe à ser goleada no 2° tempo.


Foi um jogo movimentado. Uma bela partida de futebol. E não era pra menos pois, Cruzeiro e Santos têm em seus elencos alguns dos melhores jogadores do futebol brasileiro no momento. Do lado cruzeirense, Ramirez, Wágner, Guilherme e o estreante Jajá estavam em tarde inspirada. Do lado santista, mesmo com o visível cansaço, Kléber, Molina e Kléber Pereira começaram bem o jogo. Já aos 18min o estreante Jajá mostrou não estar nada acanhado com sua 1ª partida com a camisa do Cruizeiro e, num contra-ataque rápido da equipe celeste, deu uma linda assistência para Guilherme abrir o placar. No intervalo, o Técnico Emerson Leão substituiu o meia Molina pelo jovem Weslei... e o garoto foi muito mal. Somando isso ao cansaço acumulado das partidas contra Ipatinga e América-Mex, onde o clube atuou com sua equipe titular seguidamente, o Santos sucumbiu ao forte Cruzeiro e foi goleado na segunda etapa.

Vamos às escalações:

Cruzeiro

Santos


Posicionamento Efetivo Sobreposto- 1o Tempo

No 1° tempo, Cruzeiro e Santos não se intimidaram e foram ao ataque.
A equipe cruzeirense manteve seu sistema 4x4x2 melhor definido em campo, com o meia-esquerda Wágner (10) chegando bastante ao ataque.
No Santos, a equipe se mostra numa grande carência por um ala/lateral direito. Betão (4) até que se esforça por aquele setor... mas, não resolve. Fazendo uma função de zagueiro quando o time está sem a bola e de “ala” quando o time vai à frente, Betão compromete nas duas posições pois, ao subir ao ataque, deixa 2 zagueiros muito lentos atrás, Fabão (2) e Marcelo (6). Justamente por esse setor o Cruzeiro criou suas melhores oportunidades.


O Posicionamento efetivo do 2° tempo mostra um Cruzeiro ocupando melhor os espaços do campo e um Santos que foi à frente com muitos jogadores e afunilando muito suas jogadas.
Com muitos erros de passe, e com a bola chegando pouco à frente, Kléber Pereira teve que sair muito da área para buscar as jogadas e ajudar na armação. Fato que prejudicou muito a equipe santista.
Destaque no Cruzeiro para o jogador Maicosuel (17) que, retornando de uma lesão, mostrou uma velocidade e um futebol impressionante.
Destaque no Santos para a entrada, mais uma vez, muito fraca do meia Rodrigo Tabata que, entrou, deu muitos passes errados e matou muitos ataques santistas.

Posicionamento Efetivo Sobreposto- 2o Tempo

Com um aproveitamento de passes melhor que o adversário a equipe do Cruzeiro chegava com maior qualidade à frente e finalizava mais e melhor que a equipe santista. Destaque para a quatidade de chutes certos de cada equipe. Por estar atrás no placar desde os 18min de jogo, o Santos buscou maior volume de jogo e teve um número maior de passes durante os 90min. Porém, não conseguia se mostrar eficiente nas finalizações das jogadas. Destaque também para o baixo número de faltas durante a partida, o que se traduz em mais uma evidência do bom nível técnico apresentado pelas duas equipes.



Passes errados de toda a equipe no 2° Tempo:
Cruzeiro x Santos

Um dos principais problemas do Santos na segunda etapa, foi o número de passes errados da equipe. Principalmente no seu campo de ataque, pelo lado esquerdo, onde atuava Rodrigo Tabata e Weslei, os campeões em passes errados do time santista.
Já o Cruzeiro errava menos e de forma menos concentrada. Por estar com seus jogadores melhor posicionados em campo e com menos “cansaço acumulado”, a equipe conseguia contornar melhor as suas falhas e não permitia que o Santos concretizasse seus contra-ataques em gols.

Dados Fornecidos Pela ScoutOnline

Que saudades do Adriano... São Paulo 1x1 Coritiba.

Que saudades do Adriano... São Paulo 1x1 Coritiba.
São Paulo produz pouco e fica só no empate de 1x1 com o Coxa.


Foi um jogo de muita marcação pelo lado do coxa e de muitos erros pelo lado do São Paulo. Os contra ataques do Coritiba foram bem armados por Michael(10) que deu trabalho principalmente ao setor esquerdo defensivo do São Paulo. O Tricolor paulista se mostrou perdido taticamente no início da partida, acertando depois do gol, mas muito pautado em lançamentos para armar o ataque, o que acabou facilitando a defesa do Coritiba.

São Paulo

Coritiba

Posicionamento Efetivo Sobreposto- 1o Tempo

No primeiro tempo o Coritiba jogou com um time bastante organizado, uma marcação muito eficiente e com as jogadas de ataque passando sempre pelos pés de Michael (10).
Mesmo com marcação individual, Michael (10) conseguiu se movimentar bastante e abriu as jogadas pelos dois lados do campo ofensivo.
O São Paulo teve de sair para o jogo devido a recuada marcação do Coritiba. Avançou seus zagueiros que trocando passes entre si foram responsáveis em distribuir a bola em campo. As melhores tentativas aconteceram pelo setor esquerdo ofensivo com os jogadores Richarlisson (20), J.Wagner (7) e Borges (17).


No segundo tempo, Michael (10) saiu para a entrada de Guaru (16) para que a defesa fosse recomposta com maior agilidade, evitando contra-ataques do São Paulo.
As alas foram melhor aproveitadas até a metade do segundo tempo, Pedro Ken (8) e Ricardinho (6) apoiaram bastante o ataque até este momento, a partir daí o Coritiba se fechou e jogou buscando contra-ataques com a velocidade de Guaru(16) e Marlos (17).
Aloísio (14) bem marcado o jogo todo recebeu poucas bolas e Hernanes (15) não esteve nos seus melhores dias, errando chutes e passes que normalmente não erraria.

Posicionamento Efetivo Sobreposto- 2o Tempo

O Coritiba abriu o placar com jogada de Michael (10) logo no início do jogo e tomou o gol de empate em uma bobeira da zaga. Após a saída de Michael (10), Hugo (9) passou a auxiliar as jogadas de ataque pelo meio. Rubens Cardoso (11) participou efetivamente do jogo tanto na defesa quanto no ataque.



Lançamentos e cruzamentos errados de toda a equipe – São Paulo

A principal característica do São Paulo no jogo foram as bolas alçadas na área e os lançamentos em profundidade. Na imagem ao lado temos os locais dos lançamentos e cruzamentos errados do São Paulo. Esses erros facilitaram a marcação do Coritiba e de certa forma ajudaram a garantir o resultado do jogo. Com péssima pontaria, as finalizações do São Paulo quando não eram para for a, eram interceptadas no caminho. Apenas 5 das 18 finalizações do São Paulo foram no gol. Que saudades o Adriano deixou não torcedor tricolor???

Dados Fornecidos Pela ScoutOnline

Flamengo reage e tira 3 pontos do Internacional.

26 de mai. de 2008

Flamengo reage e tira 3 pontos do Internacional
O Intenacional levou a virada e não consguiu empatar mesmo com 4 atacantes em jogo.


Jogando em casa e empurrado pela sua torcida, o Flamengo conseguiu um excelente resultado em cima do Internacional. Na realidade, quem mais mereceu os 3 pontos foi a equipe do Internacional, principalmente pela sua atuação no primeiro tempo. Vamos às escalações:

Flamengo

Internacional

Posicionamento Efetivo Sobreposto- 1o Tempo

No primeiro tempo o internacional (branco) teve suas mehores chances pelo lado direito, aproveitando falhas de marcação do Flamengo (vermelho). O lateral esquerdo Marcão (6) não subia ao ataque mas Ramón (11) ocupava bem aquele setor, nas costas de Léo Moura, obrigando Jaílton (14) fazer a cobertura na lateral. Assim, Cristian (16) ficou sobrecarregado na marcação do meio campo pois Alex (10) e Ji Paraná (8) chegavam com frequência. As subidas de Ronaldo Angelim complicavam ainda mais o setor defensivo do Flamengo.

No segundo tempo Léo Moura conteve suas subidas e Toró passou a ajudar mais a marcação no meio campo, que também melhorou com a entrada de Jônatas (5) na equipe do Flamengo, que aproveitou as oportunidades e virou o jogo. O empate não saiu mesmo com a ousadia de Abel Braga que colocou mais dois atacantes na equipe do Internacional, que merecia pelo menos 1 ponto no confronto.

Posicionamento Efetivo Sobreposto- 2o Tempo

Os números do jogo mostram que o Internacional apesar de ter passado mais a bola não conseguiu finalizar muito mais do que seu adversário. O Internacional não encontrou outro caminho para o gol no segundo tempo e acabou sofrendo com os contra-ataques.



Fundamentos Ofensivos – Ramon (11) e Marcão (6) – 1o Tempo

Como já foi dito, a principal arma do Internacional foram os ataques pela esquerda no primeiro tempo. Ao lado podem ser visualizados os fundamentos ofensivos de Ramon (11) e Marcão (6). Se o Flamengo não tivesse conseguido parar esta arma do Internacional na segunda etapa muito provavelmente teria maiores dificuldades para conseguir a vitória.

Dados Fornecidos Pela ScoutOnline

Corinthians mantém a primeira colocação com vitória fora de casa.

Corinthians mantém a primeira colocação com vitória fora de casa.
Corinthians vence o ABC - RN com gol do recém contratado Douglas.


O jogo entre Corinthians e ABC - RN deste sábado pela série B do Campeonato Brasileiro serviu para o técnico Mano Menezes testar uma nova formação do time corintiano e serviu também para mostrar que mesmo fazendo uma partida ruim, o Corinthians conseguiu não tomar gols e ao voltar a sua formação original garantiu a vitória.

ABC - RN

Corinthians

Posicionamento Efetivo Sobreposto- 1o Tempo

No primeiro tempo o jogo foi equilibrado, porém com muitas faltas, bolas quebradas e passes errados. Os jogadores do Corinthians levaram o jogo para o meio campo e o time do ABC – RN não conseguiu realizar uma sequência de passes, o que deixou o jogo bastante embolado. Carlão (30) que estava fazendo a lateral esquerda foi substituído por Lulinha (19) logo aos 27 minutos do primeiro tempo. O ABC – RN insistiu em atacar pela direita, porém este setor estava sempre congestionado. O lateral esquerdo do ABC – RN ficou muito preocupaod em marcar Alessandro (5) do Corinthians e não conseguiu apoiar o ataque.

Mesmo com a entrada de Lulinha (19), o Corinthians não conseguiu realizar jogadas de ataque eficientes com esta formação diferente, as alas não estavam sendo aproveitadas, somente após a entrada de André Santos (27) e Carlos Alberto (20) o jogo ficou mais aberto e o Corinthians abriu o placar.
O ABC – RN conseguiu neutralizar as jogadas do Corinthians até a metade do segundo tempo, mas após a entrada dos alas no time corintiano, a defesa do time da casa ficou confusa com a grande movimentação a frente da sua área e acabou deixando um grande espaço para Douglas (10) bater de fora e marcar.

Posicionamento Efetivo Sobreposto- 2o Tempo

O ABC – RN atacou muito mais no segundo tempo, principalmente com a participação de Vainer (14) pela ala esquerda, jogando nas costas de Alessandro (5) e Carlos Alberto (20), porém os volantes e homens de defesa estavam sempre atentos para fazer a cobertura. A qualidade dos passes dos jogadores do ABC – RN foi mais um empecilho para o sucesso das suas jogadas de ataque.



Passes errados de toda a equipe – ABC - RN

O ABC – RN vinha muito bem até chegar ao campo ofensivo, a partir daí o Corinthians aumentava a marcação e os passes do time da casa ficavam prejudicados.
O ABC – RN quase não levou perigo ao gol de Felipe (1). Chutou apenas duas bolas corretamente no gol.

Dados Fornecidos Pela ScoutOnline

Manchester United é o campeão da UEFA- Champions League 07/08.

22 de mai. de 2008

Manchester United é o campeão da UEFA- Champions League 07/08.
Em um jogo entre iguais e cheio de emoção, os Vermelhos levam a melhor nos pênaltis.

Manchester e Chelsea fizeram uma final emocionante pela Champions League. Manchester sem Park, jogou com (6)Brow pela lateral direita e (4) Hargreaves pela meia direita. Ochelsea veio com força máxima.

Manchester United

Chelsea

Manchestr dominou o primeiro tempo, mesmo sofrendo com os contra ataques azuis. Utilizando muito as pontas do campo, Cristiano Ronaldo deu trabalho. O Chelsea não teve uma boa atuação do jogador Essien (5) ao longo do primeiro tempo. Tomou bol nas costas e não conseguiu parar o forte setor esquerdo do Manchester.

Posicionamento Efetivo sobreposto- 1o Tempo

Notamos na imagem ao lado que no primeiro tempo o Mancheter ocupou muito bem o meio campo. Pelas pontas, Hargreaves(4) e C.Ronaldo(7) tiveram bastante liberdade. Carrick(16) teve liberdade para auxiliar o ataque pelo meio campo já que Makelele(4), do Chelsea, se preocupou mais com Schols(18), principal jogador dos vermelhos na ligação da defesa ao ataque. Hoje foi um joga para o brasileiro Anderson (8), que não deve ter a confiança do técnico Ferguson do Manchester, visto que só foi colocado em campo quando restavam apenas 1 minuto para acabar a prorrogação. Anderson foi frio bater os pênaltis e converteu o dele.

Posicionamento Efetivo Sobreposto 2o Tempo

No segundo tempo Balak (13) aproximou mais da defesa e Essien (5) chegou mais próximo do ataque utilizando a livre lateral direita junto com j.Cole(10). O manchester voltou mais acanhado no segundo tempo, possivelmente pelo gol de empate sofrido no final do primeiro tempo. Dominando o jogo no segundo tempo, o Chelsea quase marcou, carimbando a trave vermelha pela segunda vez no jogo.


Nos campos abaixo notamos as atuações pelas pontas dos jogadores do Manchester no primeiro tempo de jogo e as atuações dos jogadores do Chelsea pala lateral direita no segundo tempo.

Local dos fundamentos ofensivos no 1ºtempo do Manchester United

C.Ronaldo(7)
e Hargreaves (4)

Local dos fundamentos ofensivos no 2ºtempo do Celsea

J.Cole (10)
e Essien (5)

Vamos aos números do jogo todo:



Passes em Função do Tempo

Ao lado, no gráfico de passes pelo tempo, notamos que há uma queda no desempenho das equipes próximo do final do 2º Tempo. Isso pode ser explicado pela postura cuidadosa apresentada por ambas equipes no final da partida. Com medo de tomar gols as equipes jogaram com cautela realizando passes de lado para atrair o adversário e criar espaços para tentativas melhor preparadas.

Abaixo as finalizações das equipes mostradas do local onde se originaram.

Finalizações Manchester United

Finalizações Chelsea

Durante a prorrogação o jogo continuou tenso. Ambas as equipes apresentaram medo de tomar o gol. Cautelosamente trabalharam a bola buscando entrar na área adversária para finalizações mais precisas e com menor risco de contra ataques.

Parabéns Manchester, foi uma bela competição. Com esta taça, outro título se aproxima de Cristiano Ronaldo. Pelo visto, o melhor do mundo desta temporada não será brasileirpo....

Dados Fornecidos Pela ScoutOnline

Gama x Corinthians: Números do Jogo!

21 de mai. de 2008

Gama x Corinthians: Números do Jogo!


O Coritnhians conseguiu mais uma vitória na série B do Brasileiro 2008. O clube do futebol trouxe os números dessa partida. Que tal tirar suas próprias conclusões sobre o jogo, baseado nos dados reais da partida? Para facilitar o seu trabalho, destacamos algumas informações.

Distribuição dos passes certos do Gama: Quem passou para quem?

Distribuição dos passes certos do Gama: Quem passou para quem?

Dribles e Finalizações:

Dados Fornecidos Pela ScoutOnline

Ponte Preta pega Bragantino em casa e vence com um gol de pênalti.

Ponte Preta pega Bragantino em casa e vence com um gol de pênalti.


As duas equipes jogaram muito mal esta partida pela segunda rodada do Brasileiro série B, foi um jogo de muitas bolas quebradas, passes errados e falta de habilidade.

Ponte Preta

Bragantino

Posicionamento Efetivo Sobreposto- 1o Tempo

.

A Ponte Preta jogou com certa ofensividade no primeiro tempo, os alas bastante avançados auxiliaram o ataque. Porém os atacantes estiveram muito distantes, sempre muito abertos, faltando uma referência na área.

Pelo lado do Bragantino, muita desorganização na saída de bola. O time não conseguiu engrenar suas linhas de passes e buscou o ataque na base do chutão.

No segundo tempo, após o gol a Ponte Preta se fechou e o jogo ficou muito feio, devido ao grande número de bolas quebradas. Leandrinho (17) foi expulso na metade do segundo tempo e a Ponte Preta passou a jogar somente no contra-ataque.

Desde o começo do jogo o Bragantino congestionou sua frente da área, só abrindo com as substituições do segundo tempo, que troxeram mais mobilidade ao time, mas não demonstraram eficiência ofensiva.

Posicionamento Efetivo Sobreposto- 2o Tempo

Abaixo temos alguns números da partida para que você possa fazer suas considerações:

Troca de passes da Ponte Preta

Troca de passes do Bragantino

Dados Fornecidos Pela ScoutOnline

Vitória magra porém tranquila no Mineirão.

Vitória magra porém tranquila no Mineirão.
Cruzeiro bate Botafogo por apenas 1 a 0, porém com tranquilidade.


Cruzeiro e Botafogo se enfrentaram no Mienirão em jogo com muitas faltas e bastante amarrado no meio de campo. O Botafogo entrou em campo com um time misto, poupando seus jogadores para o jogo contra o Corinthians, e não conseguiu mostrar o bom futebol que vinha mostrando. Já o cruzeiro entrou em busca da seu segunda vitória na competição e se saiu melhor no decorrer da partida. Vamos ás escalações:

Cruzeiro

Botafogo


Posicionamento Efetivo Sobreposto- 1o Tempo

.

Desde o começo do jogo o Cruzeiro foi superior à equipe do Botafogo, aproveitando as laterais com Jadilson (6) e Jonathan (2) enquanto que Fabrício (5) e Marquinhos Paraná (7) dominavam o meio de campo. Já o time do Botafogo buscava sempre o meia Carlos Alberto (10) que teve muitas dificuldades para armar as jogadas. Com isso o time tentava muitos lançamentos (18 no total) porém só 7 foram certos e alcançaram seu objetivo.


No segundo tempo o Botafogo Voltou com um time totalmente diferente, com a entrada de Lúcio Flávio (16) o time passou a jogar no 4-4-2 e até conseguiu trabalhar melhor a bola até a expulsão de Tulio Souza (2) aos 16 minutos. Já o Cruzeiro continuou com sua superioridade na posse de bola e criou mais oportunidades para finalizar a partida, mas não conseguiu converter nenhuma.

Posicionamento Efetivo Sobreposto- 2o Tempo

A equipe do Botafogo ficou acuada no seu campo de defesa o jogo todo, algumas poucas vezes conseguiu sair jogando principalmente com o meia Diguinho(8), que foi o jogador que mais se movimentou na equipe do Botafogo, porém o time não conseguia dar continuidade as jogadas uma vez que o time do Cruzeiro matava os contra-ataques do Botafogo, o que explica os 5 cartões amarelos recebidos pela equipe. Já o Cruzeiro ficava tocando bola principalmente no meio de campo, foram 146 passes certos nessa região dos 321acertados pelo Cruzeiro, enquanto que o Botafogo acertou apenas 224 passes durante todo o jogo.



Ações ofensivas de Jadílson (6) durante o jogo

Uma das principais armas da equipe do Cruzeiro é a jogada pela lateral, principalmente com Jadílson (6), que trabalha bem a bola com Marquinhos Paraná (7), Wagner (10) e Guilherme (11). Foi pelo lado esquerdo que nasceu a jogada que originou o pênalti convertido por Guilherme (11). Ao lado as ações ofensivas de Jadílson (6) durante toda a partida.

O Gráfico ao lado mostra a superioridade da equipe mineira com relação aos passes certos durante a partida. Apenas nos minutos finais o Botafogo conseguiu ser superior a equipe do Cruzeiro.

Passes Certos durante o Jogo


Dados Fornecidos Pela ScoutOnline