Análise pré-jogo do clássico Botafogo x Flamengo. Final da Taça Guanabara 2008.

23 de fev. de 2008

Inaugurando nossas análises com chave de ouro, temos um grande clássico carioca pela disputa da Taça Guanabara 2008, BOTAFOGO x FLAMENGO.

Apesar da negativa de alguns atletas, a partida tem clima de revanche para uma das torcidas. Na final do estadual do ano passado, o Flamengo, após dois empates com o Botafogo, levou a melhor nos pênaltis e faturou o caneco. Para os botafoguenses esta é a grande chance de dar o troco em campo, afinal, novamente os times se encontram na disputa pelo troféu.

Será um clássico equilibrado. A trajetória dos dois times na competição foi vitoriosa. Ambos terminaram a primeira fase em primeiro do grupo e com um saldo de 12 gols positivos, só sofrendo uma derrota cada. Os dois treinadores são respeitados em suas equipes e os esquemas táticos estão na ponta da língua de seus jogadores. Garantia de um jogo cheio de marcação e com muitos contra ataques.

O Botafogo com seu esquema ofensivo deve começar pressionando mais o adversário. O camisa 10, Lúcio Flávio, acompanhado por Zé Carlos (11) , Alessandro (2), Túlio (5) e Diguinho (8) darão trabalho a defesa adversária. Com muita movimentação e velocidade apresentam, através das tabelas entre a ala e o meio, totais condições de ocupar os espaços existentes nas laterais defensivas do Flamengo. Na figura 1 temos o fluxo de passes entre estes jogadores em algumas partidas do carioca. Cada jogador recebe uma cor, aparecendo uma linha da mesma cor para quem ele passou a bola. Quanto mais grossa for a linha, mais passes ocorreram.


FIGURA 1: Fluxo de passes do Botafogo (dados ScoutOnline).

L.Flávio (10), Zé Carlos (11) , Alessandro (2), Túlio (5) e Diguinho (8)


Notamos claramente nas imagens que o camisa 10, Lucio Flávio, troca passes com a direita e a esquerda do Botafogo, fazendo tanto a inversão de bola como as tabelas pelas laterais que culminam em muitas bolas alçadas na área. Com dois bons batedores de falta (Zé Carlos e L.Flávio), as bolas enfiadas no meio da zaga adversária para 9-W.Paulista não são raras, pois o atacante aparecendo como pivô na frente da área, recebe muitas faltas.

A defesa do Flamengo é boa e possui jogadores com experiência. Mas como vemos na figura 2, os laterais do flamengo jogam bem avançados desguarnecendo as laterais defensivas rubro-negra. Ronaldo Angelin (4), pelo setor esquerdo gosta de atuar próximo ao meio campo dando auxílio às jogadas do Juan(6). Com isso, e as ótimas atuações do lateral direito Léo Moura (2) trabalhando em diagonal pelo seu setor, o Flamengo se mostra muito ofensivo pelas laterais mas deixa sua defesa desprotegida nos flancos.


FIGURA 2: Área de atuação dos jogadores do Flamengo Juan(6), L.Moura(2) e R.Angelin(4)


Percebemos que ambas as laterais defensivas aparecem quase sem ações destes jogadores. Com isso, os volantes se sobrecarregam, pois além de marcar o meio e apoiar o ataque, cobrem as laterais.

Se o Botafogo conseguir acelerar o passe, pode chegar ao gol com as jogadas iniciadas nas laterais que possibilitem as tabelas pelo meio com os jogadores W.Paulista e L.Flávio. Assim o alvinegro poderá infiltrar na área adversária pelas laterais, conseguindo cruzamentos curtos ou passes para trás para a finalização de fora da área. A seguir, quadro de finalizações do Botafogo contra o Madureira.


Figura 3 : Finalizações


Mas isso é claro se Alessandro (2), Zé Carlos (11) e L.Flávio (10) fizerem boas atuações. Caso contrário, o Botafogo dependerá das bolas alçadas na área, dificultando seu trabalho, pois a zaga flamenguista é alta e intercepta muitas bolas próximas ao gol.

As alas flamenguistas podem desguarnecer a defesa por atuarem muito avançadas, mas dão muita mobilidade ao ataque. A distribuição de bolas no ataque depende, como vemos na figura 4, de seus laterais. As linhas de passes que possibilitam jogadas de perigo no ataque rubro negro passam pelos pés de um destes jogadores ou do meia Ibson (7).


FIGURA 4: Fluxo de passes do Flamengo

3-R.Angelin,7-Ibson, 2-L.Moura, 6-Juan, 9-Souza e 8-Jaílton


Notamos que o Ibson (7), importante jogador de armação no Flamengo, faz tabelas com as duas laterais dando muita movimentação ao ataque flamenguista. Atuar pelas laterais ajudará o Mengão a infiltrar na área adversária, visto que o botafogo ocupa muito bem o setor central do campo, dificultando muito as ações do adversário pela frente da área.

A movimentação do Souza (9) permite com que ele sempre apareça como opção para as tabelas realizadas nas laterais. Isso pode confundir a marcação do Botafogo, visto a atividade ofensiva de suas laterais e a proximidade do meio campo dos seus zagueiros. Com isso os flancos defensivos do alvinegro e a região da área apresentam bastante espaço para os adversários.

Assim sendo, com o meio do campo congestionado e as laterais de ambos os times com alto potencial ofensivo e baixo defensivo, teremos um jogo que tenderá a ser aberto. Como os laterais do flamengo são tecnicamente superiores aos do Botafogo, imagino que ficará para a Taça Rio a viravolta botafoguense. Sem Triguinho, expulso no jogo contra o Fluminense, o Botafogo terá menor poder ofensivo pela lateral esquerda com o Zé Carlos, companheiro de tabelas.

Figura 5: COBRANÇAS DE FALTAS DO BOTAFOGO


O Flamengo deve vencer o jogo por 2 a 1. Os gols serão de Souza, após tabela pela lateral direita entre os jogadores L.Moura e Ibson e Kleberson, de rebote. Pelo lado do Botafogo, o gol será do L.Flávio em cobrança de falta, cometida próximo a área no W.Paulista.

Nos veremos novamente na análise posterior ao jogo, um ótimo espetáculo a todos e até lá.


Nos links abaixo você encontra os relatórios completos que foram base para esta análise*.


*Dados e informações ScoutOnline

0 comentários: