Scout? O que é isso?

23 de fev. de 2008

Scout? O que isso?

Para alguns, pode parecer óbvio. Porém, tem muita gente que nunca ouviu falar de scout. Eu arrisco dizer que até mesmo algumas pessoas que trabalham com esporte e, teoricamente, teriam a obrigação de saber o que é isso, não sabem. Para aqueles que já sabem, a seguir seguem apenas algumas curiosidades. Para os que não sabem, uma introdução. Para ambos: vale a pena.

O que é o scout? É uma ferramenta de registro das informações e análise do jogo. E pode-se registrar tudo o que for de interesse. No futebol, é comum registrar os passes, desarmes, finalizações e outras ações técnicas, por exemplo. Um detalhe importante: porque registrar apenas o número de passes certos e errados? Não seria importante considerar o local onde este foi realizado, a direção ou até mesmo a distância percorrida pela bola?

Desenvolver uma forma de fazer o scout de um jogo é uma tarefa mais complicada do que parece. Deve-se considerar, por exemplo, quais informações são realmente relevantes e como o scoutista (também pode ser mais de um) vai fazer o seu trabalho. Um excesso de informações coletadas por um mesmo observador pode complicar a coleta de dados e até mesmo comprometer as informações finais.

E agora? eu já desenvolvi uma maneira de fazer scout e decidi quais informações quero coletar... O que eu faço? Basta olhar os números em uma tabela, como são as famosas "estatísticas" do jogo de futebol? Sem dúvida não. Mas a resposta correta é bastante subjetiva. Cabe ao especialista do esporte organizar essas informações de maneira com que tudo faça mais sentido, através de gráficos, cores, etc. Nesta etapa entram até mesmo algoritmos matemáticos, visando transformar os dados em informações úteis para o técnico, imprensa, etc.

Ainda tem dúvidas? Acompanhe as análises de jogos e os relatórios de scout dos próximos dias e entenda um pouco melhor! Se desejar, acesse o site Pedagogia do Futsal, desenvolvido por Wilton Santana, e veja um exemplo de scout por anotação manual.

1 comentários:

Edson Fernando disse...

Scout profissional, com estatísticas em tem tempo real, sem precisar de uma conexão com a internet, com analise estatísticas pós-partida, por campeonato, por atleta e muito mais é com DataFutsal. Acesse: www.datafutsal.com