Análise Pós-Jogo: Corinthians x Palmeiras.

5 de mar. de 2008

Desta vez o resultado não foi "na mosca", porém o futebol é imprevisível - talvez o esporte mais imprevisível de todos que se conhece. Contudo, os dados disponibilizados pelo blog mostraram as características dos times, as quais foram mantidas no clássico, salvo por alguns detalhes que fizeram muita diferença no jogo.

Nos jogos precedentes ao clássico, Mano Menezes (técnico do Corinthians) deu bastante liberdade ao ala esquerdo, André Santos (27) para apoiar o ataque constantemente. Já no clássico foi diferente: André raramente subiu ao ataque, preocupando-se muito mais com a marcação na lateral. Outros dois fatores que podem ter influenciado neste posicionamento foram a falta de entrosamento entre o ala esquerdo e o meia-esquerda estreante (Diogo Rincón - 15) e também o sistema defensivo do Palmeiras.

Posicionamento efetivo - 1o tempo: Corinthians x Palmeiras


Figura 1

A partir da Figura 1 pode-se perceber que Élder Granja (2), ala direito do Palmeiras, não foi tanto ao ataque como fez nos jogos anteriores. Além disso, Wendel (13) realizou uma marcação muito forte naquele setor.

Pela ala direita Carlos Alberto (20) se arriscou um pouco mais no ataque, mas armar jogadas não é sua característica. Outro fator que prejudicou o setor direito do corithians foi a ausência de Dentinho (31), que recebeu muitas bolas no ataque pela direita nos outros jogos. Com isso o Corinthians dependia de Lulinha (19) para trocar passes na ala direita, mas o meia-atacante não jogou bem e as opções nas laterais ficaram escassas.

O Palmeiras aproveitou as subidas do lateral direito do Corinthians e quase chegou ao primeiro gol com um cruzamento perfeito de Leandro (6) na cabeça de Diego Souza (7) que terminou com uma espetacular defesa de Júlio César (22), o jovem goleiro do Corinthians.

Cruzamentos certos – Jogo todo: Palmeiras


Figura 2

Durante o jogo todo o Palmeiras realizou apenas quatro cruzamentos que chegaram à cabeça ou aos pés dos atacantes e todos eles foram realizados por Leandro (6), ala esquerdo palmeirense. Este é um dado importante para prestar atenção quando se enfrenta a equipe palmeirense.

Apesar da vitória palmeirense, o jogo foi equilibrado e a defesa corintiana conseguiu marcar muito bem as jogadas ofensivas do Palmeiras mesmo com a constante movimentação de Valdívia (10), Alex Mineiro (9) e Diego Souza (7). Voltando a Figura 1 pode-se observar a marcação muito próxima dos três zagueiros do Corinthians em cima dos atacantes palmeirenses.

O ataque corintiano não levou muito perigo ao gol de Marcos (12) devido a falta de organização ofensiva. O técnico do Corinthians não pôde contar com Fabinho (32), Acosta (10) e Dentinho (19) e não conseguiu encontrar substitutos que realizassem jogadas objetivas na frente da área palmeirense.

No segundo tempo, Mano Menezes arriscou um pouco mais substituindo o zagueiro Carlão (30) pelo atacante Lima (18), mas não obteve sucesso. Logo após a troca, o Corinthians sofreu o gol da derrota. Depois de uma bola perdida na intermediária de defesa corintiana, Júlio César (22) espalmou um forte chute de fora da área. Valdívia (10) pegou o rebote ainda dentro da área e marcou para o alviverde.

Como todo clássico entre Corinthians e Palmeiras, este jogo foi eletrizante. Ficou claro que qualquer erro de ambos os lados poderia resultar em gol do time adversário e foi o que aconteceu neste domingo, culminando em mais uma vitória palmeirense.

Clique no link abaixo para baixar o relatório de scout completo.

Corinthians 0x1 Palmeiras

Dados Fornecidos pela ScoutOnline

2 comentários:

Anônimo disse...

E o palmeiras embalaaaaaa!!! Rumo ao Título!!!!

Anônimo disse...

Acho q o Lima entrou depois do gol do Palmeiras...ou seja, não foi uma substituição que implicou um maior risco, mas devido a circunstância desfavorável no placar.