Sistemas Táticos: 4-4-2 Conceitos Básicos

17 de jul. de 2008

Sistemas Táticos: 4-4-2 Conceitos Básicos

Você sabe o que é um sistema tático? Sabe quais são os conceitos básicos do 4-4-2? Se deseja saber alguns detalhes sobre esse sistema, aí vão algumas considerações!


O 4-4-2 é um sistema tático muito comum e usado por equipes de todo o mundo. Consiste em 4 jogadores na defesa, 4 no meio campo e 2 no ataque, como mostra a figura ao lado. A numeração dos jogadores de 1 a 11 não é obrigatória mas muitas equipes (principalmente brasileiras) adotam a numeração tradicional, onde o número do jogador está associado a sua função, como mostrado abaixo:

1 - Goleiro; 3 e 4 – zagueiros; 2 e 6 – laterais; 5 e 8 – volantes; 7 e 10 – meias; 9 e 11 – atacantes.

Além disso, existem variações do 4-4-2 (quadrado, losango, duas linhas de quatro, etc..) as quais serão detalhadas em outros momentos.


Exemplos Reais:

O Futebol é um jogo dinâmico onde todos os jogadores se movimentam muito. E os sistemas táticos servem para organizar os jogadores e não para fixá-los em um determinado lugar. Portanto, quando visualizamos o posicionamento efetivo dos jogadores da equipe, que é formado pelas ações com bola de cada jogador, teremos uma figura um pouco diferente do modelo acima, o que pode nos dar peculiaridades sobre cada equipe. Vejamos os posicionamentos efetivos do primeiro tempo de algumas equipes que utilizaram o 4-4-2 :

Palmeiras
(Vs. São Paulo 13/07/2008)

Figueirense
(Vs. Cruzeiro 21/06/2008)

Cruzeiro
(Vs. São Paulo 29/06/2008)

Fluminense
(Vs. Vitória 29/06/2008)

Na primeira das figuras axima vemos o Palmeiras usando o 4-4-2 contra o São Paulo. Fica claro que os laterais (camisas 6 e 21) apoiaram muito o ataque, diferente dos camisas 2 e 6 do Figueirense, na figura ao lado, que jogaram mais recuados. O Posicionamento do Cruzeiro é mais parecido com o do Palmeiras, salvo que os jogadores do meio campo do Cruzeiro (camisas 5, 7, 8 e 9) parecem mais próximos um do outro. Na última figura podemos ver que neste jogo o Fluminense foi mais exigido defensivamente no seu setor direito, já que o posicionamento efetivo de seus zagueiros e volantes tendem para esse lado. Além disso, os laterais tiveram liberdade e os volantes jogam mais próximos da zaga.

Essas foram algumas considerações básicas sobre o 4-4-2. Em outra oportunidade falaremos sobre as variações, vantagens e desvantagens, diferenças entre países e considerações avançadas sobre o sistema. Fique ligado!

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá,

Sempre leio o blog. Gostei muito do texto de hoje, é bom para iniciantes no assunto com eu. Continuem a série.

abraço