As Posições dos Jogadores: 1°, 2° ou 3° Volante?

3 de set. de 2008

As Posições dos Jogadores: 1°, 2° ou 3° Volante?

Em outro artigo já falamos sobre o volante no futebol e suas principais funções. Porém, dentro da função de volante existem algumas especialidades. Uma das possíveis classificações para essa posição é a de primeiro, segundo e terceiro volante.Basicamente, uma equipe pode utilizar de 1 a 3 volantes na sua estrutura. Quando apenas um volante está em jogo, normalmente este jogador vai pouco ao ataque, enfatizando a marcação no meio campo, na faixa central. Com dois volantes a dinâmica pode mudar um pouco. Normalmente um dos volantes continua próximo à seus zagueiros (1° volante) enquanto o outro participa mais ativamente do ataque (2° volante). Em casos onde existem 3 volantes, normalmente um jogador fica próximo à zaga (1° volante) enquanto os outros dois (2° e 3° volante) revezam entre si nas subidas para o ataque.

Vejamos alguns exemplos hipotéticos:

Figura1

Figura2

Figura3

Exemplo de posicionamento com apenas um volante (jogador 8)

Jogador 5 atuando como primeiro volante e jogador 7 como segundo volante.

Três volantes: jogador 5 (1°), jogador 7 (2°) e jogador 8 (3°)

Na figura 1 é possível perceber que com apenas um volante o jogador têm uma área muito grande para marcar e, portanto, não tem tanto liberdade para atacar. No caso de dois volantes (figura 2) divide-se a zona de marcação em direita e esquerda, muitas vezes dando liberdade para o segundo volante auxiliar o meia-armador na criação das jogadas. A figura 3 mostra uma equipe posicionada com 3 volantes, onde o primeiro fica próximo aos zagueiros e os outros dois têm funções muito parecidas. Três jogadores de marcação no meio campo são muitas vezes utilizados quando o treinador pretende congestionar esta região e evitar que a outra equipe troque passes com facilidade em seu campo ofensivo.

Exemplos Reais:

Uma das maneiras de estudar um jogador e suas funções é pelo registro das suas ações com bola. Abaixo serão apresentadas figuras que chamamos de área de atuação. Cada uma das marcas na representação do campo significa uma ação técnica do jogador naquele local. Vamos comparar a área de atuação de equipes estruturadas com diferente número de volantes:

Posicionamento efetivo dos jogadores: Figueirense (vs. Goiás 30/08/08)

Área de atuação dos volantes: Gomes (1°), Magal (2°) e Leandro Carvalho (3°).

As figuras 4 e 5 são referentes ao posicionamento dos jogadores do Figueirense no primeiro tempo do confronto contra o Goiás (30/08/2008). Na figura 4 vemos o posicionamento efetivo de todos os jogadores, sendo que Gomes (camisa 5) jogou como primeiro volante; Magal (11) como segundo e Leandro Carvalho (8) como terceiro volante. A Área de atuação destes três jogadores está representada na figura 5. Nota-se que Gomes é responsável principalmente pela marcação no meio campo, enquanto Magal e Leandro Carvalho fazem a marcação nas laterais e saem mais para o ataque.


Posicionamento efetivo dos jogadores: Grêmio (Vs. Portuguesa 13/07/2008)

Rafael Carioca
(Grêmio Vs. Portuguesa 13/07/2008)

Agora vejamos o caso do Grêmio no jogo contra a Portuguesa. O sistema tático utilizado era o 3-5-2, sendo que Rafael Carioca (camisa 8) era o único volante da equipe. Na figura 6 pode-se perceber que ele é o único jogador próximo aos zagueiros (camisas 3, 4 e 5). Ao lado (figura 6) é possível perceber que Rafael Carioca manteve-se centralizado, o que é uma característica importante para jogar com apenas um volante. Para a marcação dos flancos do campo é necessário o auxílio dos zagueiros e alas da equipe.

Esperamos que agora as características da função do volante estejam mais claras, ainda mais porque o volante é um jogador importantíssimo nos sistemas de jogo modernos. Em outras oportunidades traremos informações ainda mais detalhadas sobre essa posição, sobre os principais jogadores do Brasil nesta função e até mesmo a história desta posição. Fique ligado!

Dados fornecidos pela ScoutOnline

9 comentários:

Uchiha Sasuke disse...

meus parabens pela explicação.

Anônimo disse...

isso nao e o q eu tava preocurando mas e lindo essa organizaçao

Anônimo disse...

isso nao e o q eu tava preocurando mas e lindo essa organizaçao

thiaguinho tõop disse...

muito bom a explicação

thiaguinho tõop disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

sou mulher naumm intendo nd..pra mim o jogo e uma perca de tempo... menos as copas claro ne

Anônimo disse...

kkkkk para mim tbm e uma perca de tempo... em vz de tar assistindo jogo eu to no salao me arrumando

Anônimo disse...

eu amoooo os jogos amor se liga sou mulher e amo futebol

nalanda disse...

Oi gente mim da uma dica pra mim fazer uma maquete de um campo de futebol
POR FAVOR PESSOAL