Flamengo na Libertadores: Será que agora vai?

26 de fev. de 2008

Ganhar o primeiro turno do Campeonato Carioca não foi fácil, ainda mais se lembrarmos da virada contra o Botafogo no último jogo. Mas será que podemos dizer que o Flamengo está pronto para mais um jogo da Libertadores?

Por enquanto, o Flamengo encontra-se na terceira colocação do grupo 4 com 1 ponto, conquistado fora de casa num empate sem gols contra a equipe peruana Coronel Bolognesi. O próximo desafio é contra o primeiro colocado Cienciano (também do Peru), nesta quarta feira no Maracanã.

Para saber quais as possibilidades para este jogo, foram levadas em conta as informações dos dois últimos jogos do Cienciano, um dentro e outro fora de casa. Para baixar os relatórios de scout completos, basta clicar no link do jogo desejado (formato pdf).

Montevideo Wanderers 0x0 Cienciano
(07/02/2008 - Pré-Libertadores)

Cienciano 2x1 Nacional
(14/02/2008 - fase de grupos Libertadores)

A equipe peruana jogou de forma semelhante nos dois jogos. Vamos conhecê-la:


- Com dois zagueiros altos e bons em bolas aéreas, um lateral esquerdo bastante recuado e dois volantes, a principal característica do Cienciano é a marcação no campo defensivo.

- Chiroque (22) é o principal responsável por puxar os contraataques.

- Carlos Solís (4) foi sobrecarregado defensivamente por precisar cobrir as subidas de Garcia (10) e Guizasola (19)


Além disso, Bazalar (8) auxilia na armação das jogadas de ataque trocando passes com o lateral Guizasola (19) e muitas vezes fazendo lançamentos para Chiroque (22), que é muito rápido e habilidoso no drible.

Vale a pena destacar os jogadores responsáveis pela criação das jogadas ofensivas pela direita (figura 2): Garcia (10) e Guizasola (19). Os dois trocam passes com velocidade e chegam a linha de fundo, o que proporciona cruzamentos perigosos.

(figura 2)

A equipe ataca somente pelos flancos e Chiroque (22) se posiciona praticamente como um ponta esquerda. Ele é o responsável por puxar os contra-ataques e tem sua retaguarda garantida por Romaña (5).


E como Flamengo deve agir para usufruir destas informações e sair como vencedor do jogo?

O Flamengo encontrará uma equipe que não deve sair muito para o jogo. É necessário tomar cuidado com os contra-ataques pela esquerda com Chiroque (22). Por outro lado, é necessário aproveitar os espaços deixados no setor defensivo pelo lado direito da defesa do Cienciano. Souza é um bom canditado para ocupar este espaço, acompanhado pelos meias e por Juan, lateral esquerdo do flamengo. Já que os zagueiros são bons no jogo aéreo vale a pena evitar bolas lançadas de longe para a área.

Também é importante ressaltar a importância em evitar faltas próximas à área do Flamengo, uma vez que essas bolas podem ser um presente para o atacante Vassalo (11) e para os zagueiros do Cienciano marcaram de cabeça.

Baseado nas informações, vai um palpite para o jogo: Flamengo 1x0. O gol deve sair no segundo tempo, em jogada envolvendo Souza e Juan, pelo setor esquerdo do ataque flamenguista.

Dados Fornecidos pela ScoutOnline


0 comentários: