É verdade que ambos os times não estão em sua melhor fase: por um lado, o Corinthians em quarto lugar na tabela, desfalcado e com um time "em formação"; por outro, o Palmeiras em nono lugar vivendo em uma montanha russa, mas com um time bem organizado. O jogo promete ser de forte marcação e bastante "pegado". O Corinthians possui um sistema defensivo muito bem definido. A defesa está sempre muito bem posicionada jogando tanto no 3-5-2 quanto no 4-4-2.
Vejamos nas imagens abaixo exemplos de dois jogos diferentes da escalação e posicionamento da equipe alvinegra:
Escalação
|
|
| Reservas
|
Corinthians (vs. Ponte Preta) | Corinthians (vs Portuguesa) |
O técnico do Corinthians Mano Menezes opta sempre por um time mais defensivo, não se arrisca com muitos jogadores no ataque, mas confia em seus jovens jogadores de meio e ataque para saírem com velocidade nos contra-ataques, principalmente em Dentinho (31) e Lulinha (19).
As jogadas que causam maior perigo ao adversário geralmente são trabalhadas pela esquerda apoiadas pelo ala André Santos (27). Outro jogador que também é bastante veloz e joga constantemente por este setor é Éverton Ribeiro (6), que pode jogar esta partida como titular, pois Dentinho, Acosta e Fabinho não irão jogar por suspensão.
A figura acima mostra o setor aonde os jogadores se posicionam com maior freqüência e as setas mostram as linhas de passe. Percebe-se que a concentração de jogadas pelo setor esquerdo é bastante grande.
Pelo time adversário, Élder Granja (2), David (5) e Pierre (5) jogam neste setor. Porém, o Palmeiras não poderá depender da marcação de seu lateral direito, já que ele joga muito mais no ataque. Os volantes e zagueiros combaterão os atacantes do Corinthians neste lado do campo.
O técnico Wanderley Luxemburgo conta com os zagueiros David (14) pela direita, Henrique (28) pela esquerda e Dininho (4) como sobra. Quem dá o primeiro combate na intermediária é o volante Pierre (5) que não poderá falhar, pois os alas constantemente vão ao ataque e não auxiliam na marcação.
Leandro (6), ala esquerdo do Palmeiras, realizou dois cruzamentos perfeitos que resultaram em gols na vitória de 4 x 0 em cima do Juventus. Ainda pela esquerda joga Léo Lima (27), principal articulador das jogadas no meio-campo e que também não é um bom marcador.
As jogadas palmeirenses que chegam pelo setor esquerdo ao campo ofensivo são sempre perigosas devido à presença de jogadores velozes, habilidosos e inteligentes. A figura abaixo mostra os passes feitos pelo time palmeirense em um jogo recente. As linhas da mesma cor do número do jogador representam os passes por ele realizado. As linhas de cores diferentes são os passes que ele recebeu.
2 – Élder Granja | Reservas 1 – Diego C. – GK |
Através desta imagem pode-se perceber que Élder Granja (2) e Leandro (6), como já foi dito, jogam bastante avançados e trocam passes com Valdívia (10), Alex Mineiro (9) e Diego Souza (7), sendo que estes três últimos jogadores são as principais armas ofensivas de Wanderley Luxemburo. Os flancos da equipe do Palmeiras estarão sempre "desprotegidos" e serão os setores do campo mais propícios para o trabalho das jogadas ofensivas corintianas.
Com isso, posso arriscar que os gols corintianos virão de contra-ataques velozes, com bolas alçadas nas costas dos alas palmeirenses e o Corinthians sairá vitorioso deste duelo com um gol de diferença a seu favor.
Clique nos links abaixo para baixar os relatório de scout completos utilizados para esta análise.
0 comentários:
Postar um comentário