Atlético-MG x Cruzeiro: “Barbada” azul ou “Zebra”, literalmente, em preto e branco!?

6 de mar. de 2008

No próximo domingo, às 16:00, acontecerá o primeiro grande clássico mineiro – e um dos maiores do país - no ano. Atlético-MG x Cruzeiro se enfrentarão mais uma vez em um Mineirão, certamente, lotado.

Em campo, duas equipes em momentos bem distintos.

O Atlético ainda busca um melhor entrosamento entre seus jogadores e um padrão de jogo mais estável em suas atuações. Não bastasse isso, para esta partida o Técnico Geninho não poderá contar com um dos seus principais jogadores e ídolo da torcida: Marques.

O jogador tem confirmado um estiramento muscular de grau 1, no adutor da perna esquerda, e fica fora por cerca de 15 dias.

O Cruzeiro, por sua vez, chegará ao clássico com uma equipe muito motivada. Ainda invicto no ano e demonstrando um padrão tático muito eficiente e bem definido, o Cruzeiro do Técnico Adilson Batista não terá problemas com contusões e suspensões. Sendo assim, tudo leva à crer que o comandante celeste deverá repetir a escalação da equipe que conquistou uma bela vitória sobre o Caracas-VEN na última terça-feira.

Montado o breve panorama do confronto, vamos à análise pré-jogo para tentar prever o que poderá acontecer nesse grande clássico do próximo domingo.

Possíveis escalações e formações táticas:



Pelo lado do Atlético-MG ainda há uma certa dúvida e indefinição quanto ao esquema tático. Tudo leva à crer que, sem Marques, a equipe entre em campo no 3-5-2. Porém, ainda há a possibilidade do 3° zagueiro (Vinícius) dar lugar ao volante Marcio Araújo e assim a equipe voltar ao 4-4-2. Também há a possibilidade de Thiago Feltri atuar pela ala esquerda em lugar de Agustin Viana.

Já no Cruzeiro, as expectativas por alguma alteração ficam por conta da manutenção de Marquinhos Paraná como 1° volante ou o seu retorno à lateral direita. Porém, tudo indica que a escalação cruzeirense será exatamente como colocado acima.

Para levantar os estudos que permitissem visualizar as possibilidades desse grande confronto do próximo final de semana, foram utilizados dados de partidas recentes de cada equipe. Para ter acesso aos relatórios de scout completos e às análises das partidas, clique nos links abaixo (em formato .pdf):

San Lorenzo x Cruzeiro

Uberaba x Atlético-MG

Cruzeiro x Caracas

(Dados Fornecidos pela ScoutOnline)

O Atlético-MG tem como seu grande ponto forte, e também como ponto fraco, o seu mesmo lado direito. Explico:

Ofensivamente, a maior parte das jogadas efetivas atleticanas ocorrem pela direita, com muita participação do ala Coelho trocando passes com o meia-atacante Danilinho. Os campogramas abaixo, montados à partir dos dados do jogo “Uberaba x Atlético-MG”, ilustram bem a intensidade com a qual o Atlético concentra suas ações ofensivas por aquele setor:


Análise:

Fluxo de passes dos principais jogadores:

Selecionando apenas os jogadores com maior participação nas trocas de passes, ligando a defesa ao ataque, verificamos que o Atlético-MG realmente tem maior tendência em conduzir a bola para o seu lado direito ofensivo.

Os maiores destaques aqui, ficam por conta da grande participação do volante Rafael Miranda[5] no meio campo e para a intensa troca de passes entre Coelho[2] e Danilinho[7].

Posse de bola:

Análise:


O gráfico com a percentagem de tempo de posse de bola em cada quadrante também indica o quanto a equipe do Atlético mantém maior posse pelo lado direito ofensivo, enquanto que, nos outros quadrantes, a divisão de tempo de posse de bola é bem mais uniformemente distribuída.
Análise:Área de atuação de Danilinho, Coelho e Rafael Miranda.

Danilinho: é um meia-atacante que joga quase como um antigo ponta direita. Muito rápido e habilidoso, certamente estará envolvido numa jogada de gol do Atlético.

Rafael Miranda: É o típico “volante moderno”. Marca forte, é participativo e ainda ajuda na armação de jogadas.

Coelho: Bom ala direito. Ainda busca sua melhor forma, porém, leva muito perigo nos lançamentos, cruzamentos e nas bolas paradas.



Defensivamente, os maiores pontos fracos do Atlético-MG estão na pouca confiança de seus goleiros e, principalmente nos imensos espaços deixados às costas do ala Coelho quando este sobe ao ataque. O campograma abaixo, extraído da mesma partida citada à cima, evidencia este fato:

Posicionamento sobreposto: “Uberaba x Atlético-MG”


*É possível que, com 3 zagueiros, o Atlético cubra melhor seu setor direito nas subidas do ala Coelho.

O Cruzeiro, por sua vez, aparenta ter um time bem mais equilibrado e com mais recursos, tanto ofensivos como defensivos.

Ofensivamente, o Cruzeiro conta com as perigosas descidas de seus laterais, bem como com a boa fase vivida por seus atacantes.

Os campogramas abaixo, montados à partir dos dados do jogo “Cruzeiro x Caracas-VEN”, ilustram bem como joga a equipe cruzeirense:


Análise:

Fluxo de passes dos jogadores:

Cruzeiro se caracteriza por valorizar a posse de bola e trocar muitos passes, buscando chegar pacientemente ao ataque.

Há muita participação dos laterais/alas da equipe. Ofensivamente, destaca-se aconstante participação de Jadilson[6] na armação de jogadas.

Pelo meio, Marquinhos Paraná[2] e Charles[7] são os que mais trocam passes e organizam as saídas da equipe.


Posse de bola:

Análise:


O gráfico com a percentagem de tempo de posse de bola em cada quadrante indica que a equipe do Cruzeiro mantém maior posse de bola, ofensivamente, pelo lado esquerdo, justamente por onde gO gráfico com a percentagem de tempo de posse de bola em cada quadrante também indica o quanto a equipe do Atlético mantém maior posse pelo lado direito ofensivo, enquanto que, nos outros quadrantes, a divisão de tempo de posse de bola é bem mais uniformemente distribuída.osta de aparecer Jadilson em suas subidas aos ataque.
Análise:Área de Atuação de Ramíres,Charles, Jadilson e Jonathan.

Ramíres: é um meia-atacante que atua pelo lado esquerdo do meio campo. Finaliza bem e chega constantemente à frente.

Charles: é um meia-atacante que atua pelo lado direito. Atua mais na armação de jogadas. Tem bom passe.

Jadilson: Lateral esquerdo. Sobe bastante ao ataque. Rápido, porém, às vezes abusa das faltas.

Jonathan: Bom ala direito. Sobe menos que Jadilson, porém, ajuda mais na marcação.



Como ponto fraco, talvez possamos assinalar a irregularidade nas atuações do meia Wágner, que tem sido substituído com freqüência durante as partidas, assim como também os erros do goleiro Fábio que, apesar de estar em boa fase, costuma cometer erros grosseiros em jogos importantes.

No campograma abaixo, percebemos um Cruzeiro muito compacto e bem distribuído em campo:

Posicionamento sobreposto: “Cruzeiro x Caracas-VEN


Verificando todas as informações e partindo do pressuposto científico, podemos esperar por um belo jogo de futebol.

Será um jogo muito disputado, com a equipe do Atlético-MG fechada atrás e investindo nos contra-ataques. Já o Cruzeiro, apesar do respeito característico dos primeiros 15/20 minutos, deverá ir ao ataque e buscar a vitória com mais volúpia.

Diria que há uma grande probabilidade do resultado final indicar uma vitória do Cruzeiro, por 2 gols de diferença.

E... Se algum “corajoso leitor” me emprestasse alguns reais para que apostasse num resultado...

Cravaria Atlético-MG 1x3 Cruzeiro!

E digo mais...

Gol do Atlético: Assinalado por Danilinho ou por jogada de lançamento/cruzamento de Coelho.

Gols do Cruzeiro: Marcelo Moreno marca pelo menos 1 dos gols; Jadílson participará de 1 ou de 2 dos gols da equipe e, entrando no 2° tempo da partida, o atacante Marcel terá grande chance de anotar um gol de cabeça em bola alçada na área.

Vai uma bola de cristal aí!?

Nos vemos no pós-jogo para fazer o balanço das audaciosas previsões.


Dados Fornecidos pela ScoutOnline

0 comentários: