Derby Campineiro: cada vez mais raro mas com a tensão de sempre!

12 de mar. de 2008

Ponte x Guarani: duelo das pontas da tabela

Depois de muito tempo vem aí mais um derby campineiro. A cidade estava com saudade e os torcedores ansiosos. Todos esperam que tudo ocorra de forma harmoniosa.
Harmonia que não deve prevalecer no placar do jogo, refletindo talvez uma das maiores diferenças em termos técnicos entre as duas equipes (que os Ponte Pretanos não se empolguem, porque essa diferença possui parâmetros bem baixos, como de praxe no atual futebol brasileiro).

É indiscutível falar do favoritismo da Ponte, mas vamos fazer um diagnóstico.


Guarani

Com reformulação diária no elenco o Guarani muda muito sua escalação, mas tem mantido alguns padrões. Concentra suas ações basicamente em 3 jogadores: Paulo Santos, João Paulo e Danilo Silva.

Danilo Silva atuou alguns jogos como homem da sobra e outros pelo setor direito, tendo em ambos os casos muita liberdade para conduzir e armar o jogo da equipe. Apesar do volume de passes certos este jogador erra muitos passes assim como João Paulo e Paulo Santos, seja por qualidade técnica ou falta de opção, esses erros são fortes armas para contra-ataques dos adversários.

PASSES CERTOS:
Mirassol x Guarani
Noroeste x Guarani

Com essa concentração nesses jogadores o Guarani exagera da utilização do lado direito, dificultando o equilíbrio defensivo e as coberturas do volante. No posicionamento efetivo dos jogadores no jogo contra Mirassol pode-se perceber um espaço preocupante no meio campo. Neste jogo, Danilo Silva foi escalado como homem da sobra (embora tenha abandonado a função) e contra o Marilia atuou pela direita, praticamente como um lateral.

Mirassol x Guarani


Ao lado você pode ver o posicionamento efetivo da equipe do Guarani em duas partidas diferentes.

O posicionamento efetivo é construído a partir de todas as ações com bola de cada jogador, onde é levado em conta o tipo e o local da ação realizada.

Portanto, o posicionamento efetivo representa o posicionamento real de cada um dos jogadores durante a partida.

Guarani x Marília

Em ambos os casos existe um buraco entre os zagueiros e volantes, espaço pelo qual a Ponte Preta deve “deitar e rolar” com Elias e Renato.

Possibilidades de Gol do Guarani
(
Difícil, mas existe... Eu já vi duende. E você???)

Os dois jogadores que atuaram na lateral e ala esquerda do Guarani, apesar de pouco acionados nos jogos, apresentam uma boa qualidade técnica e podem levar algum perigo à Ponte, principalmente nas costas de Eduardo Arroz.


Ponte Preta

Com uma equipe mais consolidada e que briga pela classificação a Ponte perdeu alguns pontos nos últimos jogos por um visível problema de elenco. Mas com os jogadores à disposição, o técnico Sérgio Guedes arma uma equipe ofensiva para os padrões atuais (2 meias).

Para alguns, Elias pode ser um segundo volante (muitas vezes exerce tal função e faz bem esse papel). Porém, Elias e Renato atuam como dois meias que dificultam a marcação adversária e, particularmente nesse jogo, devem ter muito espaço entre os volantes e zagueiros bugrinos.


Área de atuação de Elias


Ao lado você pode ver a área de atuação de dois jogadores selecionados. A seta preta indica o sentido do ataque da equipe.

Cada ponto na representação do campo de jogo significa que o jogador realizou uma ação naquele local.

Desta maneira, através da área de atuação é possível saber por onde o jogador atuou, mais especificamente aonde foram suas ações com bola, tanto defensivas quanto ofensivas.

Área deAtuação de Renato


A Ponte tem como característica circular muito a bola entre seus jogadores, e a equipe inteira participa ativamente na manutenção da posse de bola. Bilica é quem faz a cadência e os passes para girar a bola aos laterais e aos meias.


PASSES CERTOS:

Marília x Ponte Preta
Ponte Preta x Portuguesa

Área de atuação ofensiva de Bilica


(obs: nesta imagem são consideradas apenas as
ações ofensivas do jogador, sendo ignorados os
desarmes, interceptações, etc.)


Pela distribuição da equipe em campo a Ponte consegue utilizar bem os espaços e a circulação da bola. Além disso, é uma equipe mais compacta em campo e que atua muito ofensivamente, principalmente pelas presenças de dois jogadores no meio campo responsáveis pela armação.


Marília x Ponte Preta









Posicionamento efetivo da equipe da Ponte Preta em dois jogos diferentes.

Ponte Preta x Portuguesa

Com tal organização fica mais fácil para a Ponte chegar à linha de fundo com seus laterais, tendo pela direita Eduardo Arroz e seus cruzamentos longos e Vicente com cruzamentos mais próximos da área e com bolas rápidas, buscando quem vem de trás.

Origem dos cruzamentos da Ponte Preta no jogo contra o Marilia

Cada ponto representa o local de onde partiu
um cruzamento da Ponte Preta neste jogo.


Possibilidades de Gol da Ponte

Finalizações de fora de Elias, Bilica e Renato.
Jogadas pela lateral direita e bola na 2º trave nas costas dos zagueiros.
Jogadas pela lateral esquerda com Vicente e bola curta na primeira trave e para trás.

Bom.. . Como todo analista e estudioso de futebol que somos não podemos deixar de arriscar nossos 2 placares. Colocamos 2 porque clássico é clássico e vice versa.

Vai lá:

Comedido: Ponte Preta 3 x 0 Guarani.
Consciente: Ponte Preta 5 x 1 Guarani.


Para baixar os relatórios de scout completos utilizados nesta análise clique nos links abaixo:

Noroeste x Guarani

Mirassol x Guarani

Ponte Preta x Portuguesa

Marília x Ponte Preta (este relatório será disponibilizado em breve)


Dados Fornecidos pela ScoutOnline

5 comentários:

Anônimo disse...

"Comedido: 3x0!!!"
"Consciente: 5x1"

Po... tudo bem q o bugre tá um lixo... Mas que escreveu essa só pode ser Ponte-pretano ROXO!!!! Apesar de nao discutir o favoritsmo da ponte, acho q vai ser uns 2 gols de diferença "só"! Muito boa a análise! Vou voltar pra ver o pós jogo!

Unknown disse...

Comedido: 5x1
Consciente: 11x2

Não precisa ser Pontepretano roxo basta ser realista!!!...O Guarani envergonha o futebol de Campinas, alias tem o pior time de todos os tempos, tudo isso fruto da incompetência e má administração do clube.
Luizão
Criativo / Lado B Comunicação

Anônimo disse...

Que o Guarani nao vem jogando bem todo mundo sabe, mas 5x1 eu acho que é um exagero.
Acredito q o jogo termina em 3x1 pra Ponte, e vendo o tanto de lugares que o Elias aparece no campo, acho q ele vai ser o nome do jogo!

Anônimo disse...

denis de caragua diz: meus amigos esse derbi vai ser a consolidação de que o Guarani esta muito abaixo da critica 3x0 5x1 são palpites justos mas eu acredito que o Guarani vai passar o maior vexame de todos os derbis que já foram realizados se cuida bugre que vai vir chumbo grosso em cima de você.

Anônimo disse...

Que beleza!!!!! tá todo mundo errado.... O BUGRÃO vai arrepiar com a macaquinha.... 2X0.... a Ponte só perde a 5 jogos e o bugrão fará sua segunda vitória consecutiva do campeonato.... Bugrão Bugrão.... é a reviravolta verde....