Equipes do Interior, mas brigando pelo título de Campeão Paulista!

9 de abr. de 2008

Guará pega a Ponte Preta no Majetoso no jogo de ida pela semi-final do Paulistão 2008.

Neste próximo sábado (12/04) acontecerá a primeira rodada da semi-final do Paulistão 2008. A Ponte-Preta que garantiu sua vaga mesmo empatando com o Santos pega o Guará em Campinas, no estádio Moisés Lucarelli. Um jogo que promete muita emoção!

Por um lado temos o time campineiro que possui um sistema ofensivo muito bem organizado, com jogadores habilidosos, velozes e inteligentes que marcaram até a última rodada 36 gols. Porém a Macaca possui um sistema defensivo pouco eficiente que ao longo da primeira fase sofreu 23 gols, o maior número de gols sofridos entre os quatro da semi-final.

Por outro lado temos o Guaratinguetá, time do interior paulista que veio muito bem durante a primeira fase, com o maior número de vitórias entre todos os times do campeonato, 13 vitórias em 19 jogos.

Qual será o segredo deste “ilustre desconhecido” para tal sucesso?

Fig.1: Posicionamento efetivo do primeiro tempo do Guaratinguetá no jogo contra o Ituano.

Fig.2: Posicionamento efetivo do segundo tempo do Guaratinguetá no jogo contra o Ituano.


O sistema tático do Guará é claro, simples e muito eficiente.

O técnico Guilherme Macúglia opta por um sistema defensivo muito bem entrosado, com uma marcação muito forte a partir do meio campo de defesa. Os desarmes são muito eficientes possibilitando contra-ataques muito velozes, e, por outro lado, este tipo de marcação ocasiona muitas faltas. A prova disso é que este é um dos times com o maior número de cartões amarelos no campeonato (64), porém raramente estas faltas são feitas próximas à área. No jogo contra o Santos foram 19 faltas cometidas e apenas 5 que levaram perigo.


Fig.3: Aproveitamento de desarmes do Guaratinguetá contra o Ituano

Fig.4: Faltas cometidas por região do campo – Guará x Santos (rodada 16)

O ataque do Guará conta com três jogadores bastante velozes e habilidosos, Nenê (10), Alessandro Cambalhota (11) e Bolívia (9). Além disso, conta com um volante que é importantíssimo para a transição entre defesa e ataque (Jackson - 7) e o lateral esquerdo Jefferson (6) que joga praticamente como ala.

Fig. 5: Área de atuação de Nenê (10), Alessandro Cambalhota (11) e Bolívia (9). - ITU x GRT.

Fig. 7: Fluxo de passes do Guará – ITU x GRT.

Com certeza teremos um jogo de fortes emoções com muita pressão ofensiva da Ponte Preta e o Guará na “retranca” partindo para contra-ataques velozes.

A Ponte é um time essencialmente ofensivo, joga com pelo menos quatro jogadores no ataque Elias (8), Renato (10), Luís Ricardo (9) e Wanderley (11).

Ponte Preta (vs. Noroeste)

Guaratinguetá (vs. Ituano)

Fig.7: Escalação

Fig.8: Escalação

Na imagem abaixo podemos comparar duas situações distintas do time ponte-pretano.

Fig.9: Posicionamento efetivo sobreposto do primeiro tempo- 5 minutos iniciais, Ponte no ataque – PONTE x NOROESTE.

Fig.10: Posicionamento efetivo sobreposto do primeiro tempo- 38 minutos , Noroeste no ataque – PONTE x NOROESTE.

Pode-se perceber que a Ponte Preta ataca com muitos jogadores, sendo principalmente dois meias, dois atacentes e dois laterais.

E mesmo quando defende a Ponte mantém quatro jogadores no campo ofensivo (6 encoberto pelo 10 na imagem, 10, 9 e 11).

Estas características podem vir a ser o triunfo da Macaca ou sua desgraça, pois se o Guaratinguetá souber utilizar os contra-ataques nos momentos oportunos a Ponte estará no mínimo em igualdade numérica de jogadores na defesa e será muito difícil, neste caso, segurar os velozes e habilidosos atacantes do Guará.

Analisando as características dos dois times pode-se arriscar que haverá um empate de 1 a 1 neste primeiro confronto Ponte Preta x Guaratinguetá com um gol da Ponte após muita pressão contra a defesa do Guará e o empate do time visitante em uma jogada de contra-ataque.

Para baixar os relatórios completos utilizados nesta análise clique nos links abaixo

Ituano x Guaratinguetá

Ponte Preta x Noroeste (Em Breve!)

Dados fornecidos pela ScoutOnline.

0 comentários: