A Semi-Final dos Grandes

8 de abr. de 2008

São Paulo e Palmeiras se enfrentam em decisão com favorito

Clássico é clássico, portanto, não tem favorito. Será que isso é realmente verdade? O Palmeiras evoluiu mais, ganhou mais e fez mais pontos na primeira fase. Os são-paulinos não gostam nem de lembrar da recente goleada que sofreram da equipe alviverde (4x1, de virada). O Palmeiras é sim o favorito. Mas não só pela sua campanha, não só pelo resultado mais recente do confronto entre as duas equipes. Além de apresentar um futebol mais consistente nas últimas rodadas, o confronto das características das duas equipes também favorecem o Palmeiras. Para entender melhor, vamos apresentar as duas equipes.


Posicionamento Subjetivo do Palmeiras (vs. Paulista)


12-Marcos, 28-Henrique, 3-Gustavo, 6-Leandro, 27-Léo Lima, 5-Pierre, 2-Elder Granja, 10-Valdívia, 7-Diego Souza, 30-Kléber, 9-Alex Mineiro.

Posicionamento Efetivo do Palmeiras (vs. Paulista)


Quer saber o que significa Posicionamento Efetivo? Clique Aqui!

O Palmeiras é uma equipe que joga ofensivamente. Nas últimas 5 partidas marcou 13 gols e ganhou todas. Somente os dois zagueiros ficam sempre na defensiva. O Palmeiras vai à frente com 8 jogares, incluindo seus volantes Pierre (5) e Léo Lima (27).

Para domingo, é possível que o Palmeiras entre com a mesma escalação do jogo contra o Paulista.

Martinez (11) pode começar no lugar de Léo Lima (27). Luxemburgo poupou Martinez no último jogo, provavelmente para evitar o terceiro cartão amarelo


Passes certos de Pierre e Léo Lima
(vs. Ponte Preta)

Quer saber o que significa esta imagem? Clique Aqui!


A Figura ao lado mostra os Passes de Pierre e Léo Lima durante todo o jogo contra a Ponte Preta. Não vamos esquecer que atuaram como volantes! E mesmo assim realizaram muitos passes certos no campo ofensivo. Nos jogos em que Martinez (11) subsituiu Léo Lima (27) o mesmo padrão foi mantido.

Isso comprova a ofensividade do Palmeiras, que ataca inclusive com seus volantes. É uma grande arma da equipe.

Já o São Paulo deve ser uma equipe mais defensiva e os contra-ataques e jogadas de bola parada são suas principais armas ofensivas. Vejamos como Muricy escalou o São Paulo no último jogo e quais devem ser as principais alterações.


Posicionamento Subjetivo do São Paulo
(vs. Juventus)


1-Rogério Ceni, 5-Miranda, 3-André Dias, 23-Zé Luiz, 6-Júnior, 20-Richarlysson, 15-Hernanes, 12-Joílson, 34-Sérgio Motta, 17-Borges, 10-Adriano.

Posicionamento Efetivo do São Paulo
(vs. Juventus)

Quer saber o que significa Posicionamento Efetivo? Clique Aqui!

O esquema tático do São Paulo contra o Palmeiras deve ser parecido com o utilizado contra o Juventus. As diferenças devem ser as seguintes: Jorge Wágner retorna de Suspensão e deve ocupar a vaga de Sérgio Motta (34) e Borges (17) foi suspenso pelo terceiro amarelo e deve ser substituído por Dagoberto (11).

Zé Luis (23) provavelmente terá a mesma função. Auxiliará Miranda e André Dias na zaga e também será opção no ataque pela lateral direita, empurrando Joílson (12) para o meio ou mais para frente, como mostra a figura ao lado.

Dagoberto (11) será uma grande arma do São Paulo para armar os contra-ataques. Além de rápido, o jogador é muito bom nos lançamentos longos. Deve jogar entre o meio campo e Adriano (10).


Passes Certos – Sérgio Motta (34)
(vs. Juventus)

Quer saber o que significa esta imagem? Clique Aqui!


O São Paulo pode tentar surpreender com Sérgio Motta, que estreou contra o Juventus com a Camisa 34. Ao lado podemos ver que realizou vários passes certos no meio campo e auxiliou na produção ofensiva. Foi muito eficiente e deu duas assistências no jogo: uma cobrança de escanteio na cabeça de Adriano e um bom passe em um contra-ataque para Borges, que também marcou.


Se o Palmeiras quer garantir o favoritismo, deve tomar cuidado com o local onde comete faltas em cima dos jogadores são-paulinos. Jorge Wágner estará de volta e irá tentar jogar a bola na área em busca de Adriano ou Miranda, como é característico do São Paulo. As figuras abaixo mostram em quais regiões o Palmeiras cometeu faltas em alguns dos últimos jogos.

Faltas cometidas pelo Palmeiras
(vs. São Caetano)


Faltas cometidas pelo Palmeiras
(vs. São Paulo)


Faltas cometidas pelo Palmeiras
(vs. Ponte Preta)


As figuras mostram que o Palmeiras evita cometer faltas próximas à área, inclusive nas laterais. A maioria das faltas são cometidas próximas ao meio campo. Essa é uma postura essencial para vencer o São Paulo, equipe forte no jogo aéreo. No último confronto contra o Palmeiras, o único gol do tricolor saiu de uma jogada de bola parada (escanteio).

Já o Palmeiras não depende de jogadas de bola parada para criar jogadas de ataque. A equipe passa muito bem a bola e obriga o adversário a recuar para dentro de sua própria área. Normalmente o Palmeiras sai jogando pelo lado esquerdo com participações de Henrique (28), Léo Lima (27), Leandro (6) e Valdívia (10). O Palmeiras chega próximo à área com facilidade e acerta muitos passes nesta região (61 passes no jogo contra o São Paulo, como motra a figura abaixo). Assim, mesmo usando mais o lado esquerdo, o Palmeiras consegue inverter a bola de lado próximo à área e essa é uma das suas grandes armas.


Fluxo de Passes - Setor esquerdo do Palmeiras (vs. São Paulo)

Quer saber o que significa esta imagem? Clique Aqui!

Passes Certos do Palmeiras por Região
(vs. São Paulo)


Os Passes realizados pelo Palmeiras com qualidade e quantidade próximos à área, como mostra a figura acima, provavelmente trará problemas para o São Paulo. O São Paulo reforça a marcação do lado direito de sua defesa com Zé Luis, mas não cuida tanto do outro lado, onde Jorge Wágner, Richarlysson e até mesmo Miranda vão muitas vezes ao ataque. A rápida troca de passes do Palmeiras com certeza será um problema para o tricolor paulista.


Depois de apresentar os dados podemos tirar algumas conclusões:
  • As inversões de bola de pé em pé realizadas pelo Palmeiras com passes próximos à área devem trazer complicações para o São Paulo, principalmente quando a bola chegar com velocidade no setor esquerdo da defesa tricolor.

  • O São Paulo faz muitos gols de bolas paradas, mas o Palmeiras não comete tantas faltas próximas à área.

  • O Palmeiras ataca com muitos jogadores e deve oferecer contra-ataques para o São Paulo, principalmente a partir dos pés de Dagoberto. Porém, Adriano não é dos mais rápidos!

E que tal um palpite para o jogo?

Palmeiras 2x1 São Paulo. E após conquistar esta vantagem, Luxemburgo colocará 3 volantes em campo e criará uma barreira na sua defesa, impedindo qualquer reação do São Paulo.

Bom jogo nesse domingo e nos vemos denovo na análise pós-jogo!

Para Baixar os relatórios de scout completos utilizados nessa análise clique nos links abaixo:


Palmeiras 4x1 São Paulo
São Paulo 3x1 Juventus
Palmeiras 2x1 Ponte Preta
Palmeiras 3x1 São Caetano
Paulista 0x2 Palmeiras
Dados Fornecidos Pela ScoutOnline



1 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com o favoritismo do Palmeiras. Bom, concordava. Se o Muricy viu esta análise, tem plenas condições de preparar a equipe para neutralizar o Palmeiras. Neutralizando o ataque, a ansiedade do Palmeiras pode aumentar em não sentir o jogo fluir, melhorando as chances do São Paulo, assim o favoritismo começa a diminuir. Vamos ver se o Muricy fez a lição de casa e sabe dos detalhes que vocês identificaram. Se fez e a equipe corresponder disciplinadamente, será um jogo muito interessante, com análise pós jogo melhor ainda. Veremos.