Pouco Futebol para uma final: Ponte Preta 0 x 1 Palmeiras

28 de abr. de 2008

Pouco Futebol para uma final: Ponte Preta 0 x 1 Palmeiras.
Palmeiras marcou gol no início e Ponte Preta não conseguiu reagir.

Ponte Preta e Palmeiras se enfrentaram pelo primeiro jogo da decisão do Campeonato Paulista no Moisés Lucarelli, em Campinas. Logo no primeiro tempo Kléber encontrou um gol para o Palmeiras depois de cobrança de escanteio de Leandro. A Ponte Preta estava sem alguns jogadores importantes, principalmente no meio campo, e não teve forças para reagir. Vamos as escalações das duas equipes:

Ponte Preta

Palmeiras

O técnico da Ponte Preta Sérgio Guedes utilizou na mesma equipe Luis Ricardo (9), Wanderley (10) e Danilo Neco (1), tres atacantes de origem. Porém, a idéia não era simplesmente para ter um time ofensivo, mas sim por falta de opção para o meio campo. No primeiro tempo, Wanderley fez a função do meia Renato, suspenso. Pelo lado do Palmeiras nenhuma surpresa na escalação. Wendel (13) substituiu Léo Lima, também suspenso. Denílson (19) e Lenny (23) entraram no segundo tempo para aproveitar os contra-ataques pelas laterais do campo, já que o Palmeiras recuou e a criação de jogadas passou a ser feita da defesa diretamente ao ataque, com lançamentos longos e sem passes curtos no meio campo. Makelele (8) entrou para fechar a lateral direita enquanto o Palmeiras fazia uma linha de 4 com seus zagueiros (Gustavo e Henrique) e laterais (Leandro e Elder Granja).

Posicionamento Efetivo - Ponte Preta 1o Tempo

.

Raulen (2), lateral direito da Ponte Preta no primeiro, jogou mal e fora de sua posição. Caiu muito para o meio, setor que também estava com problemas, e a direita não foi utilizada. Vicente (6) foi quem tentou abrir o jogo e usar a lateral esquerda e conseguiu realizar 14 cruzamentos ao longo do jogo. Porém, apenas 1 chegou na cabeça de seus companheiros. O restante da equipe insistia muito pelo meio.

Posicionamento Efetivo - Palmeiras 1o Tempo

.

O Palmeiras optou por usar muito os laterais no primeiro tempo e atacavam com 7 ou 8 jogadores (Pierre subia apenas como elemento surpresa). Valdívia e Diego Souza trocaram muito de lado e confundiram a defesa da Ponte Preta, que exercia marcação individual.

.

Na segunda etapa a ponte continuou subindo com muitos jogadores mas mais uma vez com insistëncia pelo meio. Giuliano substituiu Raulen para dar mais movimentação pela direita mas a Ponte Preta continuou sem trocar passes próximos à linha lateral no setor direito. Luxemburgo tentou aproveitar os contra-ataque pelas alas com Denílson e Lenny para definir o jogo mas o gol não saiu.


Posicionamento Efetivo Sobreposto – 2o Tempo

Vamos aos números do jogo todo:


O Palmeiras passou apenas 158 vezes certas e 28 erradas permitiu que a Ponte Preta jogasse com a bola e fosse superior no total de passes efetuados. Foi um jogo de muitas faltas e escanteios e o Palmeiras mostrou que treinou muito seu sistema defensivo em jogadas de bola parada. Os números mostram um jogo muito equilibrado!

Passes em Função do Tempo

.

O jogo foi bastante equilibrado e as duas equipes tiveram momentos de altos e baixos em relação ao volume de jogo ofensivo. Além disso, o gráfico ao lado mostra que nos 20 minutos finais a Ponte Preta passou a ditar o ritmo de jogo, pois o Palmeiras estava muito recuado. Apesar de ter uma defesa muito consistente, a equipe de Luxemburgo correu riscos com tal atitude.

E agora? O Palmeiras tem grande vantagem para o jogo de volta, no Palestra Itália, podendo até perder por um gol de diferença. Por outro lado, vários jogadores retornarão ao elenco da Ponte Preta, como Renato, Eduardo Arroz, César e possivelmente Elias. Apesar do favortismo do Palmeiras, a vitória não deve vir fácil. A Ponte Preta não está morta na disputa pelo nunca antes conquistado título de campeão paulista! Uma das provas de quem a Ponte Preta ainda tem chances é que apesar de ter perdido o jogo, a equipe conseguiu finalizar muitas vezes, principalmente de cabeça. A figura abaixo mostra que ambas as equipes finalizaram de dentro da área, mas a Ponte Preta errou quase todas enquanto o Palmeiras deu muito trabalho para o goleiro Aranha.

Finalizações Ponte Preta

Finalizações Palmeiras

Um Palpite? Palmeiras 1x2 Ponte Preta, garantindo o título ao Palmeiras mas com um belo sufoco ao final da partida! A Ponte Preta marcará o segundo no final e ainda tentará alguns lançamentos e cruzamentos para a área. Nos encontramos denovo na análise pós-jogo!

Clique no link abaixo para baixar o relatório de scout completo!

Ponte Preta 0 x 1 Palmeiras

Dados Fornecidos Pela ScoutOnline

4 comentários:

Anônimo disse...

A ponte deu azar por estar sem seus principais jogadores.... para o próximo estará quase completa.... elias fará falta, mas renato segura a bronca e dará maior mobilidade ao meio campo....

O tenebroso Raulen volta para casinha e da lugar ao bom lateral direito Eduardo Arroz....

O palmeiras está na onda do já ganhou e será surpreendido pela raça pontepretana...

Se luxemburgo e seus comandados levarem o jogo todo a sério e atuarem para ganhar, as chances do palmeiras aumentam....

Bora macaca..... pra cima da porcada......

pra mim, palmeiras 1x3 ponte de virada.....

Anônimo disse...

Maria de Lourdes, torcer pra macaca ate eu vou mas dificil o palmeiras nao faturar essa. E mais nao acho o Raulen tao ruim assim, nao teve um bom jogo mas tem qualidades

Anônimo disse...

Acho que est ajogo duro pra macaquinha, mas torço para que consiga.

Eduardo Fantato disse...

Nao menosprezem o Luxemburgo, a Ponte tem de fazer o melhor jogo de um time na história do futebol, o Palmeiras por sua vez fazer o pior jogo da história, dai se nao tivesse Luxemburgo pode ser que a Ponte ganhasse. Mas ele nao vai deixar isso acontecer, lembrem que ano passado revertou 2x0 do Sao Caetano, imagina agora.