Entendendo Melhor os Relatórios de Scout!

5 de jan. de 2008

Entendendo Melhor os Relatórios de Scout!

Caros leitores,

Nós do Clube do Futebol dizemos ser capazes de fazer uma análise diferenciada de jogos de futebol. E assim o fazemos porque temos dados e informações que nos permitem olhar o jogo de outro ponto de vista, sem depender apenas das nossas percepções subjetivas do jogo.
Uma das funções do SCOUT (Scout? O que é isso?) é confirmar as percepções do técnico. Além disso, esta poderosa ferramenta pode ser utilizada de maneira objetiva para mostrar ao comandante da equipe coisas que ele não pode ver. Só poderia se fosse uma máquina com extraordinária capacidade de memória e processamento de dados.
Porém, muitas vezes o SCOUT é confundido com um misturado de números, erroneamente chamados de estatísticas do jogo. Esses números até podem dizer alguma coisa, mas não englobam a totalidade do jogo. Para facilitar à compreensão dos dados do jogo, a ScoutOnline, empresa especializada no assunto, transformou esses dados em gráficos.
Segue abaixo as explicações do que cada uma dessas imagens significa e como elas são construídas:

Posicionamento efetivo dos Jogadores

O posicionamento efetivo dos jogadores é uma média ponderada das ações com bola de cada um dos integrantes da equipe. Pode ser usada, por exemplo, para confirmar se tal jogador está mesmo jogando onde o técnico pediu, ou até mesmo se há espaços não utilizados no sistema ofensivo ou não ocupados no sistema defensivo. Muitas vezes pode “coincidir” com a estrutura do sistema tático (4-4-2, 3-5-2. 4-3-3, etc.) mas isso não é regra.

Além disso, o posicionamento efetivo pode ser formado apenas a partir das ações defensivas (e somente elas) ou das ações ofensivas (idem). Assim, é possível verificar os diferentes comportamentos das equipes quando possuem ou não a bola nos pés.


Posicionamento efetivo Sobreposto

O posicionamento efetivo sobreposto nada mais é do que o posicionamento efetivo das duas equipes em uma mesma figura. Pode ser utilizado para visualizar zonas de superioridade ou inferioridade numérica, marcações individuais entre outras tendências do jogo.


Fluxo de Passes – Sistema de Canos

Nesta figura os jogadores estão em cores diferentes e interligados por “linhas” de espessura variada. Quanto maior a espessura da linha maior o número de passes certos do Jogador A para o Jogador B. Na figura ao lado, por exemplo, o jogador 10 foi quem mais passou para o 6. Entre outras coisas, essa figura pode ser usada para encontrar os principais jogadores responsáveis pela saída de bola e criação das jogadas.



Posse de Bola por Região do Campo

As figuras ao lado não comparam a posse de bola de duas equipes. Na verdade, a posse de bola de uma equipe está dividida por região do campo. Essas figuras podem ser usadas para saber com precisão qual região do campo a equipe mais utiliza ou se ficou mais tempo com bola no campo defensivo ou ofensivo. Nas figuras, alguns exemplos de possíveis divisão do campo.




Área de Atuação do(s) Jogador(es)

Nesta imagem podem ser incluídos um ou mais jogadores, sendo que cada um é representado com uma cor. Cada ponto representa o local em que o jogador realizou uma ação com bola. Podem conter apenas um ou mais tipos de ação (ex: desarme, bolas quebradas e interceptações) ou todas as ações do(s) jogador(es) agrupadas e representadas com o mesmo símbolo. Dependendo da imagem, haverá (ou não) símbolos diferentes para ações corretas e incorretas.

A imagem pode ser usada, por exemplo, para mostrar a ofensividade (ou não) dos alas de uma equipe.

Obs: Não são considerados os toques na bola dados durante sua condução.


1 comentários:

Anônimo disse...

O segundo leilão virtual com camisas de times de futebol já começou. Do dia 18 de maio de 2008 a 29 de junho de 2008, você poderá conhecer as camisas oficiais que serão colocadas em leilão no meu site oficial (www.edulima.com.br). Além de participar dando o seu lance, você também poderá divulgar, comunicando aos seus parentes e amigos.
A renda total do evento, será dividida entre o Ministério Criança Feliz de Belo Horizonte (MG), (www.criancafeliz.net) e o Centro de Recuperação Desafio Jovem em Salvador (BA), situado na Av. Mestre Manuel, 334 - Bairro Boca do Rio - CNPJ: 41997107/0001-33 - CEP: 40.000 e telefone (71) 3371-9900, falar com D. Cássia.
Fundado por Iraci Serafim, que hoje dirige o Centro do Caji, o “Desafio Jovem” é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que tem tido de 30 a 40% de resultados positivos. O Centro funciona hoje, graça a ajuda de familiares.
O Centro de Reabilitação “Desafio Jovem Salvador”, que atua na recuperação de dependentes de álcool e drogas há quase 35 anos, atende uma média de 20 pessoas (todos homens) que permanecem de 15 a 20 dias para adaptação e triagem para a segunda etapa da recuperação, que dura em média nove meses e funciona no Caji, em Lauro de Freitas.
Você poderá arrematar camisas do Fenerbahçe (Turquia), Mônaco (França), Cruzeiro, Atlético (MG), Bahia, Vitória, Paraná Clube, Atlético (PR), América(RJ), Paulista (SP), Palmeiras, Guarani (SP), Figueirense (SC), entre outras.
Você não só pode colaborar como também divulgar o leilão.
Essas crianças e adolescentes adorariam que você participasse.
Eu conto com você.
Abs Edu Lima
(www.edulima.com.br/blog)
www.criancafeliz.net/estrutura10.html