Coincidências (?) do Futebol! Botafogo 2 x 1 Coritiba.

10 de jun. de 2008

Coincidências (?) do Futebol! Botafogo 2 x 1 Coritiba.
Por que o Coritiba perdeu?



Será o futebol totalmente imprevisível? Que tipo de informações podem ser utilizadas antes, durante e depois um jogo para explicar o motivo de uma derrota, vitória, ou até mesmo um gol marcado? Existem indicadores de desempenho que podem nos dar pistas sobre quem está melhor no jogo? Ou será tudo uma grande coincidência?
Usaremos o jogo Botafogo 2 x 1 Coritiba, realizado no último domingo, para fazer algumas considerações sobre a LÓGICA do futebol, que com certeza é um esporte que requer muito mais inteligência do que sorte. Vejamos o gráfico de passes certos em função do tempo das duas equipes e algumas considerações relevantes sobre os principais acontecimentos do jogo:


Pela figura acima fica nítido que o Botafogo se aproveitou dos mals momentos do Coritiba na partida para atacar e aproveitou muito bem suas chances. Mas a grande pergunta é: Porque Coritiba não conseguiu manter o desempenho do início do 2o tempo durante toda a partida? Qual estratégia deu certo neste momento?
Para responder essas perguntas, vamos ver quais foram os jogadores do Coritiba que mais fizeram passes certos no segundo tempo de jogo:



Portanto, parece que o Coritiba poderia sim ter ganhado do Botafogo. Em nenhum momento o Botafogo mostrou ser um time superior físico-técnico-taticamente. Já o Coritiba mandou no jogo quando foi necessário empatar e anulou seu adversário. Não seria possível manter a mesma postura para ganhar o jogo? Se os zagueiros e volantes fossem orientados a ter mais calma na saída de bola no pirmeiro tempo (e até mesmo após o gol de empate), será que o Coritiba não correria menos riscos e até teria mais chances de ganhar? Muito provavelmente sim. Mas o medo de perder muitas vezes trás a impossibilidade de ganhar.

Dados Fornecidos Pela ScoutOnline

0 comentários: