Impressões sobre o Campeonato Brasileiro Serie A .

6 de jun. de 2008

Impressões sobre o Campeonato Brasileiro Serie A .

Por Raphael Barreto.

A analise fria dos números deste começo do “Brasileirão” deveria nos deixar preocupados? Acredito que sim! O campeonato começa esvaziado pela concorrência da Copa Libertadores e Copa do Brasil, que vivem seus momentos decisivos e roubam a prioridade de um potencial favorito (Fluminense) ou deixam alijados outros pretendentes (São Paulo, Botafogo, Vasco..). Além disso, é o momento de transição entre os campeonatos regionais, que pode nos mostrar tanto a evolução de certos centros , como mostrar a realidade para times que se acham o máximo jogando contra times amadores em campos precários.

Essa transição parece tranqüila para o Cruzeiro, que favorecido (?) à exemplo do Flamengo, por eliminações precoces e inesperadas na Libertadores, retomaram seu ritmo e devem seguir tranqüilos entre os primeiros colocados. Os números mostram estes times, junto ao campeão paulista Palmeiras, como líderes nos quesitos finalização, passe e cruzamento. Outro time que parece fazer a transição com competência é o Grêmio. Após um estadual desastroso (5° lugar no gaúcho!) vem mostrando seus tradicionais “talentos”: é líder entre os mais faltosos (média de 26,5 faltas cometidas por jogo), desarmes (média de 47,25 por jogo), bolas recuperadas (média de 48,5 por jogo), cartões amarelos (média de 4 por jogo)... em suma um excelente time de Rugby, mas que tem como virtude o futebol solidário já que é lider em assistências (2 até aqui no campeonato) e pasmem! Tem o Roger, ele mesmo, como um dos jogadores mais acionados (recebendo em média 27,5 passes por jogo). Sem falar do Náutico, que além da torcida da tropa de choque, vem aproveitando bem suas oportunidades contra times desfocados da competição e vai se firmando como um sério candidato à não ser rebaixado.

Como decepção, destaques para equipes como Internacional
(líder em cartões vermelhos com média de 0,75 por jogo), São Paulo, Botafogo e Santos que após serem eliminados das outras competições, seguem jogando apaticamente e vão quebrando o galho de equipes, ao meu ver notoriamente mais fracas, como Ipatinga, Vitória, Portuguesa e Goiás. Talvez essa apatia de grande parte das equipes, explique a baixa média de gols (2,23), mesmo com partidas de Pebolim como Portuguesa 5X5 Figueirense. Em contraponto à essas metralhadoras temos o Atlético Mineiro,que além de adorar um empate (3 em 4 jogos) é o time que menos finaliza e ainda quando consegue, normalmente não é em direção ao gol (38,2% de aproveitamento nas finalizações).

Nas próximas semanas teremos o retorno ao foco de equipes como Sport (lider em lançamentos com média de 27,5 por jogo) e principalmente o Fluminense que se não ficar alijado pela disputa do título, por renunciar à mais de seis rodadas, deve trazer um oxigênio para esse campeonato que parece ainda no Warm-Up, com o Cruzeiro, Palmeiras, Flamengo com os melhores carros e o Fluminense largando do box. Vem por aí duas bandeiras amarelas (Jogos da Eliminatória da Copa e Olimpíadas ) e o mais preocupante, a temida (pelos torcedores) e ansiosamente aguardada (pelos cartolas) janela de contratação de clubes europeus. Trocando em miúdos, está tudo no começo, mas como espetáculo está deixando à desejar.

5 comentários:

Anônimo disse...

Lembrando que o Santos ainda não acordou para a disputa. Técnico novo chegando e time sendo reformulado. Temos um novo favorito!

Anônimo disse...

O campeonato tá uma josca mesmo,também tá sem o timão . E para com esse preconceito contra times fora do eixo Rio-Sp. Existe vida fora da barra e do ibirapuera.

Anônimo disse...

Bom comentário,mas futebol não é ciência exata. Tem fator campo,torcida,clima e gramado. Por isso é um esporte tão apaixonante. O Figueirense não é time de tótó e sim um time de raça com vergonha na cara que conseguiu empatar um jogo perdido.

Anônimo disse...

Verdade Raphael!
Espetáculo, mesmo, quem oferece no momento é o Corinthians. A vítima de hoje foi o Barueri (4x1), com Douglas e Elias em tarde memoravel. Jogo de primeira, na segunda.

Anônimo disse...

Legal a analise, pena que faça pouco do futebol do sul. Gremio e Inter não são potências do futebol á toa.