Impressões sobre o Campeonato Brasileiro Serie B

11 de jun. de 2008

Impressões sobre o Campeonato Brasileiro Serie B
Por Raphael Barreto.

Falar sobre a serie B do Campeonato Brasileiro é falar basicamente sobre o Corinthians paulista. O desmoralizado “Timão” do final do ano passado e início desse ano parece que encontrou o rumo das vitórias e vem fazendo campanhas convincentes tanto na série B como na Copa do Brasil . Favorito a conquista da primeira vaga brasileira na copa libertadores 2009 (escrevo este artigo na Terça, véspera da decisão com o Sport), o Corinthians tem como ironia um time melhor na serie b do que na (bem mais importante!) Copa do Brasil. Grande parte disso se deve ao meia Douglas, jogador que trouxe qualidade ao meio de campo do Corinthians, onde é o destaque nos desarmes (com 72% de aproveitamento até aqui pela série B) bem como maior e mais efetivo finalizador (58% de aproveitamento nas finalizações e 20% das realizadas pela equipe) Douglas fez 17 das 85 finalizações corintianas até aqui pela série B. Não esquecendo da fase encantada do argentino Herrera, que contagia a equipe e principalmente a torcida. Torcida que comparece ao se sentir respeitada , ao ver um time que se não chega à ser brilhante, mostra determinação e respeito à camisa. A equipe de Mano Menezes mostra-se bem disciplinada (não teve expulsões) e não vem sentindo as viagens constantes ao Nordeste (entenda-se campos horríveis) onde o fator torcida inexiste, já que sua torcida é maior lá do que muito dos times visitados. Jogando em casa chega à ser covardia...

O temor do torcedor corintiano deve ser a possível venda de jogadores chave nos próximos meses, relativo ao fato das finanças do clube, arruinadas por parcerias desastradas e cartolas corruptos, terem que ser equilibradas (pelo menos espero que a idéia seja essa!) O fato de equipes do primeiro escalão freqüentarem a série b nos últimos anos vem trazendo uma visibilidade crescente e deixa um recado aos jogadores (ou empresários) que por preconceito desmereciam a segundona. Ao refugar boas ofertas (alegando falta de visibilidade), hoje devem estar arrependidos, se não, deveriam estar! Ao ligar o televisor o torcedor tem uma rica oferta de serie B (tv aberta, horário nobre, cabo...) fato que empresários de fora também tem acesso. De contraponto, o vexame da exposição de estádios em ruínas, com gramados esburacados, quando não verdadeiros campos de “society” pintados de verde. Lembrando que em 5 anos teremos uma copa das confederações e em 6 a tão sonhada copa do mundo.

Destaco como rivais perigosos o Juventude (vice-campeão gaúcho), o bom time do Avaí e porque não o Vila Nova, do folclórico Túlio Maravilha (um dos lideres da artilharia, 5 gols). Creio que o Fortaleza e o São Caetano podem se juntar aos três clubes acima e lutar pelas vagas restantes para serie A, também acredito que o Corinthians será colocado à prova ao freqüentar os campos no sul do país, onde essa admiração pelos times do Sudeste é bem menor e diferenças de nível técnico se resolvem na borracha.

Na parte oposta da tabela chama a atenção um arruinado Paraná, uma decepcionante Ponte Preta, o vulnerável Gama (13 gols levados em 5 rodadas!) e CRB que se não reagirem logo devem jogar a serie c no ano que vem. Nesse começo está um pouco nebuloso, creio que teremos grandes oscilações nessas equipes, onde a troca de técnicos é mais frequente (9 times!). Ao contrário da série A, a série B está mais disputada, pois 19 times lutam por três vagas no paraíso ou quatro no inferno .

Boa sorte à todos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Aqui tem um monte de porco, rindo de ti cúrintians. Pra vc q acha q é pouco.. ha ha ha !
Se ferrou gambá .

Anônimo disse...

Sabe o que o corintiano vai fazer após ganhar a libertadores ? Desligar o Playstation !
Para de sonhar q é alguma coisa e ve se joga direito .

Anônimo disse...

Mãe Diná, Qual sua próxima visão? A Rep Tcheca vai ganhar a Euro ?

Anônimo disse...

MAIS UM COMENTARISTA GALINHA PRETA. É TUDO QUE O MUNDO PRECISAVA. SEGUE UNS NÚMEROS SCOUTONLINE ABAIXO
- TITULOS DE LIBERTADORES (0%)
- TITULOS DE MUNDIAL JAPÃO (0%)
- MEDIA DE FRANGOS DO FELIPE P/JOGO (1,5)
-CHANCE DE JOGAR A LIBERTADORES (0%)

Anônimo disse...

tenho certeza que os quatro comentários acima vieram de torcedores do sport....

como deve ser chato não ter um time para torcer e ter que ficar agorando os outros...

mas é isso aí, só algo com a grandiosidade do corinthians para causar isso...
orgulho em ser corinthiano... timão até a morte.....

Anônimo disse...

A porcada fica tirando sarro, mas é o maior freguês do Sport. O cara aí tem razão, o coringão continua 100% e com certeza o time de sábado era melhor do que de quarta. O negócio é botar os mercenários pra andar e continuar assim. Ano que vem consegue a vaga .

Anônimo disse...

Meu amigo, o futebol tem duas equipes arrasadoras o tricolor com Borges e a Holanda. O resto é série B ou freguês do Sport