O Grande defeito do Tricolor de Muricy Ramalho.

16 de jun. de 2008

O Grande defeito do Tricolor de Muricy Ramalho.
São Paulo bate Flamengo e evidencia um grande problema da equipe.


O São Paulo foi ao Maracanã e voltou com um placar bastante elástico (4x2), mostrando superioridade no jogo. A equipe tricolor foi melhor nas bolas aéreas, mais eficiente nas finalizações e nos contra-ataques e mereceu a vitória. Mas ao mesmo tempo um grande problema que vem acompanhando o Tricolor do Morumbi desde a entrada de Muricy Ramalho ficou ainda mais evidente: a equipe recua demais e oferece espaço ao adversário quando está na frente do placar e muitas vezes acaba perdendo pontos (ou vagas) importantes. Vejamos abaixo o gráfico de passes certos em função do tempo com os gols do São Paulo (branco) e Flamengo (vermelho) em destaque:


Será normal uma equipe desconsiderar o ataque quando está vencendo uma partida, mesmo que falte muito tempo para que ela termine? Mesmo que o adversário pressione por estar precisando do empate, o São Paulo não poderia ter recursos táticos para vencer essa pressão e manter o controle do jogo? Não estamos desconsiderando que algumas vezes a melhor estratégia pode ser recuar e ficar na defensivo, somente afastando bolas da defesa, pois isto pode sim ser um recurso tático da equipe. Mas o São Paulo tem demonstrado que esta é a única alternativa nessas situações e, muitas vezes, acaba levando o gol de empate ou até mesmo a virada. No jogo contra o Flamengo isso só não aconteceu porque os gols não foram desperdiçados, disfarçando o problema defensivo.

No Campeonato Brasileiro, como em qualquer outro de pontos corridos, exige que a equipe ganhe muitos jogos. Empates não são tão bem vindos, pois valem apenas 1 ponto. As vezes vale mais a pena arriscar vencer (e possivelmente acabar perdendo) do que manter o empate ou arriscar sofrer o empate. Nas primeiras posições encontram-se sempre as equipes que ganham mais e não necessariamente as que perdem menos. O São Paulo está jogando para ficar no meio da tabela!

Dados Fornecidos pela ScoutOnline

0 comentários: