As Posições dos Jogadores: O “Volante” no Futebol

26 de jul. de 2008

As Posições dos Jogadores: O “Volante” no Futebol

Você consegue imaginar o futebol moderno sem pensar nas posições e funções de cada zagueiro? Basta colocar 10 jogadores de cada lado mais um goleiro defendendo cada meta e o jogo está pronto para começar? Não, sem dúvida. Até mesmo nas “peladas” mais informais os jogadores se organizam (ou tentam!) em zagueiros, meias e atacantes... no mínimo alguém fala: “Vai lá pra frente que eu fico na defesa!” E se quisermos ir um pouquinho mais longe, vamos lembrar dos laterais, alas, meia atacantes, volantes... Ou até mesmo sobras da zaga, pontas, número 1, etc., que são subdivisões de posições tradicionais. Mas hoje vamos nos concentrar nos volantes!

Para começar, observe as figuras abaixo. Elas foram criadas a partir da opinião de um observador em 3 jogos diferentes. Antes de ganhar o peixe, faça um exercício: Qual sistema de jogo está demonstrado em cada uma das figuras? Quantos volantes parecem existir em cada sistema de jogo? Qual o número da camisa deles?

figura1

figura2

figura3

Fácil? Difícil? Antes de mais nada, não se esqueça que é uma interpretação subjetiva do jogo (no caso, da figura) e que podem haver discordâncias entre observadores.

Figura 1: 4-5-1 com 3 volantes (camisas 5, 7 e 8).
Figura 2: 3-5-2 com apenas 1 volantes (camisa 8).
Figura 3: 4-4-2 com 2 volantes (camisas 11 e 27).

Com essas informações já podemos tirar algumas conclusões, certo? Pra começar, os volantes são jogadores de meio campo, normalmente mais preocupados com a marcação, jogando logo à frente dos zagueiros. Na língua inglesa são chamados de defensive midfielders. Além da forte marcação, os volantes também saem para o jogo, podendo ser subdivididos em 1°, 2° e 3° volante. Nomenclaturas como volante de contenção, cabeça-de-área e líbero também são utilizadas, mas isso fica para outra discussão! Para entender melhor esta posição, veremos alguns exemplos reais.

Exemplos Reais:

Uma das maneiras de estudar um jogador e suas funções é pelo registro das suas ações com bola. Abaixo serão apresentadas figuras que chamamos de área de atuação. Cada uma das marcas na representação do campo significa uma ação técnica do jogador naquele local. Vamos comparar a área de atuação dos volantes de Grêmio e Portuguesa no confronto entre essas duas equipes:

Rafael Carioca (Grêmio)
(Vs. Portuguesa 13/07/2008)

Erick e Carlos Alberto (Portuguesa)
(Vs. Grêmio 13/07/2008)

Rafael Carioca era o único volante do Grêmio neste jogo e, portanto, foi obrigado a concentrar suas ações no meio campo. Se tentasse cobrir as laterais deixaria muito espaço para bolas enfiadas no meio, dando liberdade aos meias adversários. É muito provável que os alas do grêmio tenham tido trabalho na marcação, uma vez que apenas eles eram responsáveis pelas laterais do campo.

A figura acima trata do mesmo jogo (Grêmio x Portuguesa), mas desta vez com ênfase nos volantes da equipe paulista. Os jogadores da Portuguesa Erick e Carlos Alberto ainda tinham a ajuda do 3° volante Gavillan, construindo um meio campo de marcação muito forte. Nota-se que com mais jogadores nesta função a intermediária defensiva foi dividida em dois setores (esquerdo e direito), o que permitiu que os volantes ajudassem na marcação inclusive quando próximos à linha lateral.

Portanto, sabemos que volantes são jogadores de meio campo, responsáveis principalmente pela marcação. Porém, cada sistema de jogo e cada estratégia adotada pela equipe trará funções específicas para o volante, assim como cada uma das posições. Em outra oportunidade traremos informações e peculiaridades sobre cada uma das posições do futebol!

2 comentários:

Unknown disse...

qual estraregica basica para ser um bom volante? algumas dicas!!!

Anônimo disse...

sou volante profissional e minha dica é ter uma ótima mascação no meio campo e sempre procurar o jogo para poder fazeo time jogar mais acil,geralmente pelas laterais é mais facil,então nao se esqueça os seus laterais nao sao seus inimigos que quando sobem vc tem que cubrilos e sim seus amigos onde vc pode fazer o time jogar mais facil, ok abraços espero ter ajudado!!