Sistemas Táticos: 4-3-3 Conceitos Básicos

21 de ago. de 2008

Sistemas Táticos: 4-3-3 Conceitos Básicos

Você sabe o que é um sistema tático? Sabe quais são os conceitos básicos do 4-3-3? Se deseja saber alguns detalhes sobre esse sistema, aí vão algumas considerações!


O 4-3-3 é um sistema tático que já foi muito utilizado no futebol brasileiro. A grande maioria dos times jogava com um atacante centralizado (a referência na área) e dois “pontas”, que jogavam no ataque e bem abertos. O 4-3-3 consiste em 4 jogadores na defesa, 3 no meio campo e 3 no ataque. A figura ao lado representa uma das possíveis formações deste sistema, com dois volantes (jogadores 5 e 8) e um meia (camisa 10). A numeração de 1 a 11 não é obrigatória.

Atualmente é incomum ver no Brasil equipes que iniciam o jogo neste sistema. Isso acontece principalmente porque a marcação no meio campo fica comprometida caso a equipe marque individualmente, já que haverá inferioridade numérica no setor contra a maioria dos sistemas. E no Brasil a enorme maioria dos times utiliza marcação individual, diferentemente da Europa onde muitas grandes equipes marcam por zona e podem usar uma maior variedade de sistemas táticos.

Então, para que é utilizado o 4-3-3 no Brasil? Na maioria das vezes é utilizado no segundo tempo das partidas, por equipes que estão perdendo ou empatando – ou “atrás do prejuízo” como diriam os boleiros!

Exemplos Reais:

Abaixo temos duas figuras de posicionamento efetivo de equipes que utilizaram o 4-3-3: o Internacional contra o Fluminense no segundo tempo e o Manchester United contra o barcelona na semi-final da Champions League 07-08. Logo de cara percebemos uma maior organização no sistema da equipe inglesa, onde podemos encontra facilmente quem são os zagueiros, laterais, meio campistas e atacantes. No caso do internacional nota-se claramente a presença de 3 atacantes, mas o meio campo passou a ser um setor pouco utilizado para criar jogadas.

Internacional
(Vs. Fluminense, 2°T 02/08/2008)

Manchester United
(Vs. Barcelona 29/04/2008)

Uma característica importante do 4-3-3 é que os laterais passam a ter funções defensivas ainda mais importantes do que por exemplo no 4-4-2, onde existem mais jogadores no meio campo.É comum os atacantes se apresentarem próximos à linha de fundo para possibilitar que a equipe consiga jogar pelos flancos, principalmente, manter a amplitude no ataque.

Essas foram algumas considerações básicas sobre o 4-3-3. Em outra oportunidade falaremos sobre as variações, vantagens e desvantagens, diferenças entre países e considerações avançadas sobre o sistema. Fique ligado!

Dados Fornecidos pela ScoutOnline


0 comentários: