Conceitos Táticos de Futebol: Ultrapassagem

13 de ago de 2008

Conceitos Táticos de Futebol: Ultrapassagem

Quando falamos em tática normalmente pensamos no coletivo, em sistemas de jogo, estratégias de defesa, etc. Porém, algumas vezes esquecemos de conceitos simples que envolvem apenas o jogador por si só. Para dar início a série de artigos sobre conceitos táticos de futebol começaremos falando das ultrapassagens.


A ultrapassagem trata de um conceito muito simples, porém muitas vezes esquecido ou pouco realizado no futebol brasileiro. Na figura ao lado foram representadas três possibilidades distintas de ultrapassagem. A linha tracejada representa o movimento da bola e a contínua o movimento do jogador. Portanto, a ultrapassagem nada mais é do que a ação de movimentar-se sem bola em direção à linha de fundo, indo além da posição de seu companheiro de equipe.

Ao lado foram representadas ultrapassagens realizadas após o jogador realizar um passe, mas isso não é regra. Como o jogador que está com a bola nos pés normalmente está marcado, é muito comum realizar ultrapassagens após passar a bola para um companheiro pois normalmente não há espaço para receber a bola de volta no mesmo lugar. Se o jogador marcado se movimenta em direção ao ataque, leva seu adversário junto e abre espaço para que outro jogador da equipe com posse de bola apareça livre em sua posição

Mas porque ultrapassar é tão importante? Em primeiro lugar, o objetivo principal de uma equipe com a posse de bola é progredir em direção ao gol adversário. E não tenha dúvida que é mais fácil aproximar-se da área quando o jogador não tem a bola nos pés. Além disso, a movimentação do jogador à frente causa alterações no comportamento das duas equipes: o adversário será obrigado a recuar nem que seja apenas para marcar o jogador que se movimenta. Várias ultrapassagens em seqüência podem levar o adversário a recuar consideravelmente.

Daqui para frente, repare: A grande maioria dos jogadores do futebol brasileiro não realizam ultrapassagens constantemente, incluindo jogadores da seleção brasileira. Normalmente deixam para movimentar-se em velocidade à frente apenas no momento de decidir a jogada. Equipes européias costumam utilizar este conceito em sua estratégia de jogo não só para finalizar a jogada, mas para manter a posse de bola e progredir no campo adversário.

Fique ligado: Em breve disponibilizaremos exercícios de treino para desenvolver o conceito de ultrapassagem em jogadores de futebol!

0 comentários: