Posição Líbero: Existem líberos no Brasileirão?

27 de nov. de 2008

Posição Líbero: Existem líberos no Brasileirão?


Rodrigo Grassi Martins*

No livro Evolução Tática e Estratégias de Jogo, Carlos Alberto Parreira define o líbero como sendo o ponto de equilíbrio do time, dando segurança aos defensores de saírem para acompanhar a marcação. Na figura abaixo extraída do livro, Parreira aborda uma das funções do líbero, fazendo a “sobra” da defesa, ou em outras palavras atuando como o último homem de linha a defender.


Parreira destaca ainda que o líbero clássico é um jogador que se sobressai pela qualidade técnica e inteligência tanto para o jogo defensivo quanto para o ofensivo. Cabendo ao líbero a função de organizar o time, atuando na armação de jogadas dando consistência ofensiva a equipe, observe a imagem abaixo também extraída do livro Evolução Tática e Estratégias de Jogo. É o jogador que normalmente inicia as jogadas, é o responsável pelo primeiro passe, a exemplo do que ocorre no vôlei.



Na Europa a posição de líbero sempre foi bastante explorada e vários jogadores se destacaram atuando nesta função. O alemão Franz Beckenbauer foi um dos grandes nomes do futebol europeu na década de 70. Jogando pelo Bayern de Munique foi tricampeão da Liga dos Campeões em 74/75/76. Pela seleção foi campeão do mundo em 74.

Beckenbauer atuava como líbero a frente da defesa. Sua elegância e técnica refinada aliada a grande visão de jogo permitia que ele armasse o jogo. A visão de jogo privilegiada também permitiu que ele repetisse o sucesso que obteve como jogador como treinador. Como técnico da seleção alemã foi campeão do mundo em 90.

Outro grande jogador que obteve muito sucesso atuando como líbero foi o italiano Franco Baresi. Em vinte anos de carreira como jogador Baresi vestiu apenas duas camisas a do Milan e a da seleção italiana. Pelo Milan ganhou tudo, foram seis campeonatos italianos e três copas da Uefa - uma grande história que terminou com o Milan aposentando a camisa número 6, com a qual atuava. Pela seleção italiana Baresi conquistou um título mundial como reserva em 82 e um vice-campeonato em 94, quando para nossa alegria chutou para o espaço sua penalidade na decisão por pênaltis contra o Brasil. Após essa partida, Romário chegou a declarar que Baresi teria sido o marcador mais implacável que encontrara em toda sua carreira.
Diferente de Beckenbauer, Baresi atuava atrás da linha de defesa e é considerado por muitos, especialmente na Itália, como o maior líbero da história do futebol.

No Brasil existe um certo preconceito com a posição de líbero. A maior causa disso talvez seja o fracasso da seleção brasileira na copa de 90. O então técnico da seleção, Sebastião Lazaroni armou o time no 3-5-2, tido como muitos por aqui como um esquema defensivo. No esquema adotado por Lazaroni o Brasil jogava com três zagueiros e Mauro Galvão foi o escolhido para exercer a função de líbero. A fraca participação na copa não só derrubou o técnico da seleção como também serviu para “queimar” alguns jogadores que fizeram parte daquele grupo.

Mauro Galvão nunca mais teve seqüência na seleção e só conseguiu apagar a imagem ruim que ficou, anos mais tarde, quando formou ao lado de Odvan a dupla de zaga campeã do Brasileirão em 97 e da Libertadores em 98, ambos pelo Vasco da Gama. Jogando um grande futebol Mauro chegou a ter o nome pedido pela torcida para disputar a Copa de 98 mas acabou preterido pelo técnico Zagalo.
Mauro Galvão superou o trauma de 90 e voltou a jogar seu melhor futebol. Mas e o líbero? O que aconteceu com essa posição? Continua a ser utilizada no futebol brasileiro? Será que ainda existem líberos no nosso futebol ou é seria essa uma “espécie extinta” por aqui?

*Rodrigo é mestre em Ciência da Computação e responsável por projetos da ScoutOnline.

Texto também publicado na Cidade do Futebol (http://cidadedofutebol.com.br)

Dados Fornecidos pela ScoutOnline

16 comentários:

Anônimo disse...

Líberos clássicos como descrito não temos mais por aqui... Temos o esquema com três zagueiros, mas nem de longe existe um líbero.
Temos aqui o zagueiro da sobra (como André Dias, no São Paulo, Jean, nas últimas rodadas pelo Grêmio) ou um volante que atua como um terceiro zagueiro (Jaílton no Fla e, em parte do campeonato, Martinez no Palmeiras).
Líbero que inicia jogadas, estilo Beckenbauer, não temos por aqui.

Tamirão disse...

O que está em maiores condições para atuar como líbero no Brasil é o Edmílson do Palmeiras

Contagiando Multidoes disse...

Acho q sim
São Paulo joga assim
http://contagiandomultidoes.blogspot.com/

Contagiando Multidoes disse...

Me Linka q eu te linko
--------------------------
https://twitter.com/blog_cmgalo

Nathália Larghi disse...

Acho que o que se vê nos times brasileiros são esquemas com três zagueiros, onde um deles pode aparecer como líbero em determinado momento do jogo, mas líbero de ofício, realmente, creio que não. Excelente blog, "descobri" agora, mas a partir de então, estarei sempre por aqui. :)

Unknown disse...

libero = livre
equipe sem posse de bola cobre espaços e companheiros
com posse inicia a transição defesa -ataque .

abraço Parreira

*Lula Paiva-ex Botafogo

Renato Werner disse...

Acredito que o Thiago Silva e Edmilson são os dois que mais reunem condiçoes de um libero. Edmilson já passou da idade e Thiago Silva é o cara. Deveria desenvolver os conhecimentos da função na Italia.

Renato Werner disse...

Acredito que o Thiago Silva e Edmilson são os dois que mais reunem condiçoes de um libero. Edmilson já passou da idade e Thiago Silva é o cara. Deveria desenvolver os conhecimentos da função na Italia.

NIkos disse...

O site está parado desde 2008?
Está precisando de post novos.

Anônimo disse...

Hi theгe ѕupеrb blog! Dοеs runnіng a blοg such аs this геquire
a large amount of worκ? I've very little expertise in coding however I was hoping to start my own blog soon. Anyways, if you have any suggestions or tips for new blog owners please share. I know this is off subject nevertheless I simply had to ask. Appreciate it!

Also visit my website pellitory.w3bookmarks.com

Anônimo disse...

Link exchange is nothіng elѕe but it іѕ sіmply ρlacіng the other ρerson's blog link on your page at appropriate place and other person will also do same in favor of you.

Review my webpage - v2 cigs

Anônimo disse...

Hey therе! Do you κnοw if thеy make any plugins to
ѕafeguard against hacκers? І'm kinda paranoid about losing everything I'vе ωorked
hard οn. Аny suggеѕtions?


Look at my wеb pаge: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authent...

Anônimo disse...

Hі! I just wanted to aѕk if you ever hаve any issuеs with hacκers?

My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing a few months of harԁ woгk due to no
bacκuр. Do you have any methοds tο stoρ hackers?


Cheсk out my page ... http://forum.genuinehostingreviews.com/

Anônimo disse...

Heу there would уou minԁ shaгing ωhich blog ρlatfoгm you're using? I'm going
to start my oωn blog in thе near future but I'm having a tough time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I'm looking
foг something сompletеly unique.
P.S My apologieѕ fοr getting οff-topic but
I haԁ to ask!

Look at my ωebpage - Http://Www.Sfgate.Com/Business/Prweb/Article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-Or-4075176.Php

Anônimo disse...

Bom acho que um bom líbero na atualidade é do nosso país e outro da Alemanha e um quase sendo extinto na Espanha. O Brasil que já teves craques como, Mauro Galvão, Edmílson e até Gilberto Silva que já fez essa função em revesamento em 2002 pela seleção campeã do ano, hoje tem jogadores ainda qualificados, o melhor é Davi Luiz, que faz essa função assim como nossos principais zagueiros, Réver, Dedé, Thiago Silva o nosso segundo capitão, e Dante hoje vem fazendo, alguns com menos expressão, Miranda, André Diaz, Alex Silva, aprenderam nos seus tempos de São Paulo. O Alemão, Batistuber além de zagueiro, lateral esquerdo é também um líbrto e até um volante, pela sua eficiente marcação, e seu toque aprimorado para um zagueiro. Os alemmães na verdade são excelentes posicionadores e equilibrados e técnicos jogadores, seja ela qual for a posição. Exemplo disso é M.Gomez, centro avante, dos de área, que sabe jogar também pelos lados, assim como Muller e etc... A Itália tem 3 jogadores, ou até quatro em extinção. Pirlo um volante/meia pelos lados e pelo centro e até quem sabe um zagueiro eficiente. E também tem o Arqueiro que sabe jogar razoavelmente com os pés (buffon). Gattuso que pode ser naturalmente um líbero por ter físico, marcação e até controle. E por último o grande Ambrosini que tem uma característica quase extinta chamada, cabeça de área, o exemplo disso é que hoje cada vez mais se usam volantes de marcação/ataque. A espanha por sua vez tem Busquet's, Pyol (raridade que está se aposentando uma pena) E xavi com um toque invejável, um maestro de equílibtio. O futebol atual não tem craques como Rivellino, Ademir Da Guia, Tostão, Pelé, Beckenbauer, Baresi e entre outros, mas ainda existem esses jogadores citados, entre outros, que ainda nos dão orgulho. Exemplo é o Ralf Brasileiro, um jogador que tem um desarme e uma raça que nos dão saudade. Ou estou errado?

Pequena reflexão atual. Carlos Eduardo

Anônimo disse...

Outro antes que eu esqueça, pela idade e função que pode exercer naturalmente é o nosso prestigiado Juninho Pernanbucano, esquecido em 2006/2010. É um jogador que ao lado de Zé Roberto e Ronaldinho, são veteranos que podem atuar em qualquer posição de meia, e até de líberos, pelo controle de bola e pela experiência e pelo equilibrio tático que fornecem a seus times/treinadores. Por que o Brasil com esses craques está tão mal? Porque nossa entidade é corrupta, nosso técnico é um conservador que não escala Ronaldinho na esquerda e não convoca ainda que uma seleção digamos forte, pelas peças que temos, jogadores que realmente mereciam vestir esse manto que um dia nos deu alegria, mas hoje só tristeza, uma pena né? amigos.