Domingo é dia de macarronada. Será que acompanhará Peixe frito???

19 de mar. de 2008

Santos pega o Guará fora de casa e tenta a 4º vitória consecutiva pelo Paulistão

O Guaratinguetá é o atual campeão do interior paulista. Fez a final contra o Noroeste no ano passado e levou a melhor. Para este ano o time quer mais! Trouxe alguns reforços para zaga, meio campo e ataque, mas manteve a base da competição passada. Não é uma equipe cheia de talentos, mas seus jogadores se conhecem em campo o que dá uma estabilidade tática pouco apresentada pelas demais equipes no Paulistão 08.

Destaque para o meia Michael (10). Habilidoso e inteligente, tem grande participação na armação e ataque do Guaratinguetá, anotando 7 gols até aqui na competição. Abaixo, área de atuação do jogador nos jogos contra o Bragantino e o Corinthians.


Fig.1: Michael: Área de Atuação
Guaratinguetá x Bragantino

Fig.2: Michael: Área de Atuação
Corinthians x Guaratinguetá



O Santos não vem bem este ano. Mesmo com a possibilidade (quase matemática) de um bi-campeonato, a equipe da baixada ainda não encontrou a melhor forma de atuar em campo. Mas já a ensaia: Pelo Paulista são 3 vitórias consecutivas. Se acrescentarmos a libertadores nas contas, são 4 as vitórias, podendo ser a quinta nesta noite contra o São José da Bolívia, a 3700m de altitude.

Como destaque do Peixe temos Kleber (3). Jogador ofensivo que cruza e lança muito bem as bolas. Auxilia na armação do time jogando aberto pela esquerda ou mais fechado pelo meio campo. Nesta seqüência de vitórias demonstrou cuidados com a marcação de seu setor. Abaixo vemos a área de atuação do jogador no confronto com o São Caetano e os locais de seus lançamentos e cruzamentos nesta mesma partida.

Fig.3: Kleber: Área de Atuação

São Caetano x Santos

Fig.4: Kleber: lançamentos e cruzamentos

São Caetano x Santos



Para o jogo deste domingo esperamos muita marcação no setor central do campo e lançamentos originados na defesa e laterais das equipes. Os jogadores citados acima fatalmente sofrerão dura marcação. Isso dará espaço a outros nomes como Molina e Wesley pelo Santos e Alex Silva e Cayubi pelo Guará. Abaixo temos o posicionamento efetivo defensivo de ambas as equipes nas suas últimas partidas pelo Paulistão 08.


Santos (contra o São Caetano)

Guaratinguetá (contra o Bragantino)

Fig.5: Escalação

Fig.6: Escalação

Fig.7: Posicionamento efetivo defensivo

Fig.8: Posicionamento efetivo defensivo




Para estes posicionamentos são consideradas apenas as ações defensivas dos jogadores. Pode-se notar que em ambos os times a frente da área bem ocupada. O Santos marca mais avançado no meio campo, dificultando a saída de bola adversária. Isso faz com que os contra ataques do Peixe sejam iniciados principalmente com lançamentos devido ao espaço criado entre o ataque e a defesa santista. Fomentando este afastamento temos o recuo de seus volantes e avanço de seus jogadores de meio campo. No 4-4-2, seus laterais não jogam com liberdade para apoiar o ataque e se preocupam com a marcação na altura do meio campo. Com isso, as pontas defensivas do Santos ficam desguarnecidas.

O Guaratinguetá apresenta uma defesa sólida. Com 2 zagueiros e 3 volantes o Guará marca muito bem a região central do campo. Renato (5), Alê (7) e Magal (8), com marcação vigorosa, fecham o meio campo defensivo. Bons na saída de bola, fazem dos contra ataques da equipe uma arma veloz e precisa, pois ligam com qualidade seu meio campo ofensivo. Com lançamentos mais curtos e muita velocidade de seus homens de frente, entram na defesa adversária utilizando as laterais e as pontas.

Fig.9: São Caetano x Santos

Fig.10: Guaratinguetá x Bragantino

Nas figuras 9 e 10 temos alguns fundamentos ofensivos de Santos e Guaratinguetá em partida pelo estadual. Notamos que ambos os times dependem dos lançamentos e cruzamentos para armarem o ataque. Acreditamos ser assim que o jogo será decidido.

Com muita marcação e chutões, os gols possivelmente sairão por contra ataques. Se o Santos insistir muito nas bolas aéras, facilitará o trabalho defensivo do adversário e complicará sua defesa devido aos contra ataques velozes do time do vale. É um cuidado que o Peixe deve ter para não acabar na frigideira no domingo.

Kleber, sem a referência de Kleber Pereira na frente, suspenso com 3° cartão amarelo, pode ter trabalho no auxílio a criação das jogadas do Santos. A esperança santista fica na expectativa de boas atuações dos jogadores Molina e Wesley, e na cobertura da lateral esquerda bem feita para maior liberdade do lateral esquerdo do time alvinegro.

Pelo Guará, Dinei também não joga, pois foi expulso no último jogo. Inspirado por jogar contra o Santos, Michael dará trabalho aos defensores do Peixe. Sem seu companheiro de ataque, dependerá de Cayubi e Alex Silva para fazer render seu bom futebol.

Assim sendo, apostamos em um empate neste final de semana, 1 a 1. A vitória de um dos times não será impossível, mas se acontecer será com um gol chorado.

Bom jogo a todos e nos encontramos na análise pós jogo. Até lá, olho no Santos pela libertadores hoje à noite. Esta partida poderá mudar a história do confronto de domingo pelo Paulistão 08.

Clique no link abaixo para baixar os relatórios de scout completos utilizados nesta análise:

São Caetano x Santos
Guaratinguetá x Bragantino

Dados fornecidos pela ScoutOnline.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ixi... O Santos perdeu na Libertadores... Acho q domingo vai ser dia de peixe frito!
Palpite: 1x0 Guará! O que vocês acham?

Eduardo Fantato disse...

O Guara vai fritar o peixe! Tem 3 jogadores que ja fizeram boa campanha ano passado mas não vingaram nos clubes que jogaram no 2º semestre, mas são a espinha dorsal do time. Magal Ale e Michael, o meio campo do Santos que se cuide.

Anônimo disse...

Não sou torcedora do Santos e odeio o Leão.... acredito no guará... acompanhei algumas partidas dele ppv... o time é muito bom e está com um futebol afinado.... Mas também já está no topo por um tempo, seria normal dar uma baixada. Aposto no Santos... 1x0 em um jogo feio de ser visto... O guará sairá quebrado de campo pois o técnico felino vai bater até ganhar.
bjinhos