Computação no futebol: a visão da tecnologia

18 de abr. de 2008

Computação no futebol: a visão da tecnologia

Rodrigo Grassi Martins

Rodrigo é mestre em Ciência da Computação e responsável por projetos da ScoutOnline.


"Computação não se relaciona mais a computadores. Relaciona-se a viver."
Nicholas Negroponte

O mundo é complexo. Estudar o funcionamento de tudo é uma tarefa impossível. A fragmentação do conhecimento é uma maneira de se tornar o aprendizado mais simples. Pode-se notar melhor essa tendência analisando o crescente aumento dos cursos de graduação e pós-graduação no Brasil. Tal simplificação, por outro lado, complicou a compreensão de fenômenos mais complexos. Para esses casos existe a necessidade de integrar diferentes áreas para superar uma barreira, a tão discutida interdisciplinaridade. A computação, dada sua velocidade e precisão, possui excelente inserção como agregadora nestas situações.

Durante o processo de formação do profissional da computação, o mesmo é capacitado para desenvolver ferramentas que solucionem um problema. A principal dificuldade na solução de um problema passa pela definição do mesmo. Portanto a presença de especialistas que utilizarão essas ferramentas é primordial para o funcionamento da mesma, ou seja para o detalhamento do problema.

Na Scoutonline a presença de profissionais da área esportiva é intensa. A definição e o destrinchamento do problema é realizada toda por eles, sempre em contato com profissionais atuante da área. Cabe aos profissionais da parte de computação transformar a teoria em prática e desenvolver softwares (ferramentas) para facilitar a vida deles.

A definição da metodologia adotada é estudada, debatida, aplicada e constantantemente aperfeiçoada e, junto à coleta de dados em tempo real, sendo esta realizada pelos profissionais esportivos, após um intensivo treinamento. É primordial que para tal interdisciplinaridade exista uma sincronia e aprofundamento e exploração dos conhecimentos de cada área, trazendo à tona as habilidades e competências que se complementam.

A definição dos filtros (mecanismos e dinâmicas de consultas às informações) e imagens geradas através dos dados do jogo também é proposta pelos profissionais esportivos. Informações tais como: passes efetuados – para quem um jogador passa a bola - , passes recebidos – de quem um jogador recebe a bola, fluxo de passes, posicionamento tático por peso de ações, distribuição da posse de bola é toda realizada por tais profissionais. Cabe ao pessoal da computação criar os recursos necessários, o onde muitas vezes se torna necessário a criação ou adaptação de hardwares, para automatizar o processo.

O computador está cada dia mais presente nas nossa vidas como elemento facilitador. Ou será que você está tão acostumado a utilizar seu editor de textos favorito que não consegue mais perceber a quantidade de recursos que ele lhe oferece? Ou então experimente perguntar ao gerente do seu supermercado como era feito o controle de estoques antes dos computadores. Os softwares desenvolvidos na Scoutonline permitem analisar rapidamente os dados e gerar informações tais como imagens através das quais consegue se visualizar situações que não estejam claras à olho nu. Será que não vale a pena ampliar o número de softwares que você utiliza no seu dia-a-dia.

Texto já Publicado no site Cidade do Futebol

0 comentários: