Quem não faz, toma! Guaratinguetá 1 x 2 Ponte Preta

21 de abr. de 2008

Quem não faz, toma! Guaratinguetá 1 x 2 Ponte Preta
Ponte Preta vence o Guaratinguetá no jogo de volta e vai para a Final do Paulistão 2008.


A Ponte Preta precisava apenas de um empate para garantir a vaga na final, mas conseguiu além da vaga: uma vitória no jogo contra o Guaratinguetá na casa do adversário.
O Guaratinguetá após ter perdido o jogo de ida, entrou em campo com um pensamento: GANHAR! E a escalação feita por Guilherme Macúglia não deixa dúvidas da intenção do time para esta partida.


A Ponte Preta jogou com um sistema tático defensivo, visto que já começou o jogo em “vantagem no placar” e segurar o resultado inicial da partida lhe garantiria a vaga na decisão. Sérgio Guedes escalou 3 zagueiros, 2 laterais, 2 volantes, 1 meia e 2 atacantes, sendo que no início do primeiro tempo, o lateral esquerdo Vicente (6) subiu muito pouco e os volantes estavam somente preocupados em fazer a marcação na intermediária defensiva.
O Guaratinguetá entrou em campo com um posicionamento bastante ousado mesmo com 3 zagueiros. Jogou com 1 volante e 2 alas, 2 meias bastante ofensivos e 2 atacantes.
O Guaratinguetá saiu para o jogo desde o início e logo aos 25 minutos abriu o placar com Nenê (8), resultado que levaria o time para a final, porém a alegria durou apenas dois minutos, pois a Ponte Preta empatou logo aos 27 minutos com uma cabeçada espetacular de Luis Ricardo (9), após cobrança de escanteio.


1o Tempo – Posicionamento Efetivo Sobreposto

2o Tempo – Posicionamento Efetivo Sobreposto

Quer saber o que significa Posicionamento Efetivo Sobreposto? Clique Aqui!

O segundo tempo estava com cara de goleada do Guaratinguetá, com o time quase inteiro no ataque, as jogadas vinham pelas laterais e cruzavam a área de Aranha (1) constantemente, levando muito perigo ao gol da Ponte Preta.
Na tabela abaixo temos o resumo do jogo. Pode-se perceber a superioridade do Guaratinguetá durante todo o jogo, em todos os fundamentos favoráveis o time da casa foi melhor, tanto em passes e chutes certos quanto em escanteios conquistados.

O goleiro Aranha (1) da Ponte Preta, com certeza foi o nome do jogo, além de ter defendido um pênalti cometido por César (3), realizou defesas inacreditáveis e também protegeu muito bem a pequena área em bolas cruzadas. O Guaratinguetá teve pelo menos cinco chances claras de gol e quando o atacante não cabeceou ou chutou para fora, Aranha (1) defendeu.


Área de atuação dos alas do Guaratinguetá



O Guaratinguetá utilizou muito bem as jogadas pelas alas para chegar próximo à área adversária.

A bola foi muito bem trabalhada no meio campo com auxílio de Alê (7) e Jefferson (6). Foram 56 cruzamentos ao todo, sendo 14 certos e quando o destino da bola foi a cabeça de Dinei (9), os torcedores da Ponte Preta tremeram.

Quer saber o que significa área de atuação? Clique aqui!



Apesar da pressão do Guaratinguetá, a Ponte Preta se fechou razoavelmente bem, principalmente no segundo tempo após a expulsão de Eduardo Arroz (2). Raulen (13) entrou no lugar de Danilo Neco (11) e realizou desarmes muito importantes, sem falta e mantendo a posse de bola.

Ações defensivas da Ponte no segundo tempo

É como diz o ditado: Quem não faz, toma. Em um segundo tempo de domínio claro do Guaratinguetá, com chutes e cabeceios que poderiam finalizar em gol, a Ponte Preta conseguiu o gol da virada.

Após uma falha da zaga do Guaratinguetá, Luís Ricardo (9) passa para Wanderley (18) que havia acabado de entrar no lugar de Renato (10) e o atacante em sua primeira jogada na partida, marca o segundo gol da Ponte. Um banho de água fria no ímpeto do time de Guaratinguetá.
Para a final do Paulista, teremos então: Ponte Preta x Palmeiras, com a possibilidade do primeiro jogo ser em Campinas, no Majestoso e o segundo em São Paulo, no Palestra Itália.

Será que após 108 anos, a Ponte Preta conquistará seu primeiro título da primeira divisão?

Sérgio Guedes terá uma tarefa muito difícil para este primeiro jogo, sendo que Renato (10) e César estão suspensos por 3 cartões amarelos, Eduardo Arroz foi expulso e Elias está com uma fratura na costela.
Teremos um jogo e tanto e nós estaremos aqui para dar todos os melhores detalhes da Final do Paulistão 2008.

Clique no Link abaixo para baixar o relatório de scout completo:

(Em breve)

Dados Fornecidos Pela ScoutOnline

0 comentários: