A queda do Imperador. Palmeiras 2 x 0 São Paulo

22 de abr. de 2008

A queda do Imperador. Palmeiras 2 x 0 São Paulo
Palmeiras confirma favoritismo e garante a vaga na final.


Apesar do tropeço no primeiro jogo, o Palmeiras conseguiu reverter a situação e conquistar a vaga no Palestra Itália, neste domingo. Léo Lima abriu o placar em chute com efeito e falha de Rogério Ceni e Valdívia matou o jogo em contra-ataque no segundo tempo. Pelo lado do São Paulo, as melhores chances foram os chutes de longa distância e os ataques pela esquerda que muitas vezes resultaram em cruzamentos, sem contar as jogadas de bola parada características da equipe. Vejamos as escalações:

Hernanes (15) e Fábio Santos (8) eram os responsáveis por marcar os meias do Palmeiras, enquanto Jorge Wágner (7), jogando no meio campo, era responsável pelas subidas do volante Léo Lima (27). As subidas de Martinezz (11) eram acompanhadas por Dagoberto (11), meia atacante do São Paulo. Os dois volantes do Palmeiras tinham muita liberdade e participavam na armação do jogo. Jorge Wágner e Júnior deixavam espaço quando o Palmeiras invertia a bola com velocidade e Léo Lima arriscou algumas vezes de fora da área e em uma delas pegou Rogério Ceni "distraído".

No segundo tempo o São Paulo foi obrigado a adotar uma postura mais ofensiva e Hernanes (15) saiu mais para o Jogo. Muricy optou por manter os 3 zagueiros mas substituiu os dois alas da equipe. Wanderley Luxemburgo respondeu pela Equipe do Palmeiras e trancou o meio com Wendel (13) no lugar de Martinez. Lenny (23) e Denílson (19) entraram para jogar abertos no ataque e utilizar o espaço deixado pela ausência dos laterais.

1o Tempo – Posicionamento Efetivo Sobreposto

2o Tempo – Posicionamento Efetivo Sobreposto

Quer saber o que significa Posicionamento Efetivo Sobreposto? Clique Aqui!

Na tabela abaixo podem ser visualizados os "números do jogo". Os cruzamentos do São Paulo são os que chamam mais atenção: apesar de terem conseguido jogar a bola na área diversas vezes (muitas delas a partir dos 16 escanteios conquistados), foram apenas 3 cabeceios (todos errados). Adriano (10) estava muito isolado na área e não conseguiu se livrar da forte marcação dos zagueiros do Palmeiras.

Martinez começou o jogo no lugar de Pierre, suspenso. Junto com Valdívia, o volante do Palmeiras foi o principal resposável pela maior utilização do setor esquerdo. Abaixo pode-se ver a região de onde foram realizados os passes da equipe e também as ações ofensivas de Valdívia e Martinez.

Passes Certos Palmeiras (jogo todo)

Fundamentos Ofensivos – Valdívia e Martinez (jogo todo)


Fluxo de Passes - Palmeiras 1o Tempo
(Principais Jogadores)


Ao lado podemos ver o fluxo de passes dos principais jogadores do Palmeiras no primeiro tempo. Fica evidente a importância de Martinez (11) na distribuição de bola para o ataque, trocando passes tanto com Leandro, Élder Granja e Léo Lima. Os passes eram realizados com velocidade no meio campo e confundiam bastante a defesa do São Paulo, deixando espaços para chutes de longe.

Quer saber o que significa fluxo de passes? Clique aqui!



O São Paulo usou mais o setor esquerdo e conseguiu uma série de cruzamentos, mas a grande maioria errados (26 errados e 3 certos). A figura ao lado mostra que o São Paulo vários cruzamentos da linha de fundo, mas vale a pena lembrar que a maioria foi a partir de escanteios conquistados. O Palmeiras marcou os escanteios por zona e não correu grandes perigos. Assim, a melhor arma do São Paulo foi por água abaixo!

Cruzamentos Errados - São Paulo
(jogo todo)


Foi merecido? Sem Dúvida. A equipe do Palmeiras jogou melhor nos dois jogos da semi-final e, mesmo perdendo o primeiro, garantiu o favoritismo e a vaga para a final. Wanderley Luxemburgo mostrou que além de ter um elenco melhor também sabe responder às alterações do adversário com maior eficiência no que diz respeito a tática e a estratégia.

E agora? Torcedores do São Paulo, Corinthians e até mesmo os santistas tornaram-se Ponte-Pretanos de carteirinha! E na final do Paulista vai ser Palmeiras contra todos!

Clique no link para baixar o relatório de scout completo:
Palmeiras 2 x 0 São Paulo


Dados Fornecidos Pela ScoutOnline


0 comentários: