Mano Menezes erra e Corinthians perde 2 pontos.

23 de jun. de 2008

Mano Menezes erra e Corinthians perde 2 pontos.
Porque o Corinthians sofreu o empate no segundo tempo?




O Corinthians foi a Campinas enfrentar a Ponte Preta e saiu com um empate e não está mais com 100% de aproveitamento no campeonato brasileiro da série B. Não foi um resultado ruim, mas o Corinthians caiu muito de produção no segundo tempo devido à substituição de Mano Menezes, que tirou Eduardo Ramos (29) e colocou Carlão (30) no intervalo, passando do 4-4-2 para o 3-5-2. Abaixo iremos comparar os primeiros 25 minutos de cada tempo de jogo para mostrar o que não deu certo.

Passes Certos – Corinthians 0 aos 25 minutos do primeiro tempo

O Corinthians começou bem o jogo e conseguia roubar a bola ainda no meio campo, já que Eduardo Ramos e Nilton faziam um bom trabalho no meio campo. Assim, ficava fácil de tocar a bola de pé em pé e, neste intervalo, foram 43 passes certos com grande concentração no meio campo. O gol saiu rápido mas o ataque do Corinthians era deficiente pelo lado direito, uma vez que Carlos Alberto não apoiava e deixava Elias sozinho neste setor. A Ponte tentava atacar mas não oferecia perigo ao gol de Júlio César, já que o meio campo estava bastante sólido.

No segundo tempo Mano sacou Eduardo Ramos e colocou Carlos Alberto na zaga, mudando para o 3-5-2. A Ponte Preta passou a ter superioridade numérica no meio campo e, além de trocar passes com facilidade, pressionava a saída de bola corinthiana, que deixou de existir. O Corinthians não conseguia mais trocar passes no setor central do campo (apenas 29 certos nos primeiros 25 minutos) e passou a usar lançamentos longos e ineficazes, ligando a bola diretamente da defesa para o ataque. Carlão e Nilton ficaram sobrecarregados no lado esquerdo da defesa e no meio campo, respectivamente. A Ponte Preta pressionou e conseguiu marcar nos últimos minutos.

Passes Certos – Corinthians 0 aos 25 minutos do segundo tempo

Para confirmar a superioridade númérica da Ponte Preta no meio campo e também a sobrecarga em Nílton e Carlão, vejamos o posicionamento efetivo sobreposto do segundo tempo:



Portanto, parece que o Corinthians, apesar de ter saído com um bom resultado, poderia ter ganho se não fosse a má interpretação de Mano Menezes na partida, que não conseguiu corrigir o problema que era aparente na equipe. Quando colocou Lulinha (19) no lugar de Dentinho (31), parecia que iria reforçar o meio campo e dar qualidade na saída de bola, mas Lulinha era apenas uma tentativa desesperada de tentar matar o jogo em um contra-ataque (entrou como atacante).

Parabéns pela "vitória" ao novo técnico da Ponte Preta Paulo Bonamigo. Mas fica a dúvida: Será que ele percebeu esse erro do Corinthians ou foi apenas coincidência?

Dados Fornecidos pela ScoutOnline

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela "vitória"??? Ao Paulo Bonamigo??? Como assim??? A Ponte empatou num lance de sorte. E Paulo Bonamigo só não é pior que Joel Santana. Coitada da Ponte!

Markitows disse...

afe...
Verdade o gol do curintia foi muito bem trabalhado e mereceu a vitoria.
Time ridiculo, não que o Bonamigo acertou mas o curintia é muito ruim mesmo e pego um time um pouco mais estavel e empatou.

Anônimo disse...

Para a Ponte esse jogo foi uma vitória mesmo, concordo. Quebrou até o 100% de aproveitamento do Corinthians!
Mas o gol da Ponte só não saiu antes pq jogaram mal. Se fizesse antes, dava até pra ter virado! Não acho que o corinthians mereceu a vitória não, pelo contrário, dessa vez mereceu perder.